Biografia Francisco Ferrer y Guardia
Por: Amandamg3009 • 22/6/2017 • Resenha • 982 Palavras (4 Páginas) • 612 Visualizações
-Francisco Ferrer I Guardia nasceu em Alella, uma pequena cidade próxima de Barcelona, a 11 de janeiro de 1849,
- filho de uma família católica de camponeses. Junto com sua mãe frequentou a Igreja, participando do coro de crianças e recebendo uma educação religios.
-Aos 14 anos foi trabalhar em uma loja em Barcelona onde seu patrão, sofrera com o clericalismo, este foi uma grande influencia para tornar Ferrer I Guardia um livre pensador anticlerical.
-Dedicou-se ao trabalho a aos estudos ate os 20 anos de idade, quando começou a trabalhar na Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Espanha e posteriormente casou-se com Teresina Sanmarti.
-Aos 35 anos Francisco se tornou membro da Maçonaria, iniciando-se na Loja La Verdad de Barcelona em 1884.
-Teve sua primeira filha batizada a pedido da sua esposa, recebendo o nome católico de Trinidad. Suas outras filhas receberam os nomes de Pax, Luz e Sol.
-No ano de 1886 Ferrer I Guardia foi considerado suspeito por estar envolvido no movimento revolucionário que tentou fracassadamente implantar a república na Espanha. Devido a essa ameaça, fugiu para Paris com a sua família, onde se filiou a Loja Maçônica Francesa e manteve contato com exilados espanhóis socialistas, republicanos e anarquistas, produziu e traduziu obras que criticavam a influência do clero espanhol, enviando-as para distribuição na Espanha.
-Em 1893, seu casamento chega ao fim, o Tribunal de Sena proferiu a separação do casal, duas de suas filhas falecem, e as restantes ficam com a mãe. Posteriormente, Ferrer I Guardia voltou a cuidar das meninas, até que uma delas volta para junto da mãe em São Petersburgo, e o educador se encarrega de educar a outra menina, fazendo isso na Austrália.
-Posteriormente em 1894, retorna a Paris e começa a trabalhar de forma autônoma dando aulas de espanhol, porém se junta à Associação Politécnica a pedido do diretor da mesma. De 1895 até 1898 leciona também no Liceu Condorcet. Neste período Ferrer I Guardia foi idealizando o conceito de Escola Moderna, porém a concretização deste sonho apenas foi possível devido a Srta. Ernestina Meunier. Ela era uma católica convicta, mulher rica e sem herdeiros, foi aluna de espanhol de Ferrer I Guardia e realizaram diversas viagens juntos, onde tiveram tempo para discutir entre o pensamento liberal e religioso. Ferrer I Guardia apresentou-lhe suas ideias de escola moderna, e esta concordou com seus ideais e resolveu financiar o sonho de livre pensador.
-Através da Sra. Meunier conheceu Léopoldine Bonnard, com quem teve um filho, Riego, em homenagem a um revolucionário que Ferrer I Guardia admirava, porém se separam e Ferrer I Guardia vai para Londres junto de seu filho.
-Tem como sua última companheira a professora da Escola Moderna Soledad Villafranca.
-Ferrer I Guardia cria uma casa editorial para produzir os livros que seriam destinados às escolas, e uma revista intitulada A Escola Renovada também por ela produzida.
-Em agosto de 1901, em Barcelona, cria a primeira Escola Moderna, começando com trinta alunos, doze meninas e dezoito meninos. Ao final do primeiro ano de funcionamento, o número de alunos chegava a setenta, divididos em sessões, segundo a idade, sendo a primeira para crianças menores, a segunda elementar, a terceira elementar superior e a quarta normal para os adultos.
-Aos domingos a Escola funcionava como universidade popular acessível a todos.
-A notícia da Escola Moderna se difundiu rapidamente e devido à procura, foram criadas novas escolas em outras cidades além de Barcelona.
-Em 1906 Ferrer I Guardia e todos os professores da Escola Moderna foram presos, devido a
...