TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 3

IESA – Instituto de Ensino de Santo André

Curso: Pedagogia

Disciplina: Leitura, Interpretação e Produção de texto Acadêmico

Acadêmica: Tania Rodrigues Alves – RA 0050058008

Professora: Sonia Brzozowski

Semestre: 4º matutino A

Resenha Crítica

CARVALHO, K; CHAVES, V; CUNHA, S. Bullying Escolar, Questão Social e Serviço Social: alguns apontamentos para o debate. Belo Horizonte, 2013.

Assunto: O bullying no espaço escolar e as intervenções dos assistentes sociais.

        O texto foca a possível contribuição do assistente social no enfraquecimento do bullying escolar, o bullying é uma violência que está presente em todas as escolas sendo ela privadas ou públicas dês da educação Infantil ate o Ensino Médio. Esse ato é caracterizado pela agressividade e maldade de um ou mais alunos para com outros, como magoa, caçoar, ferir constranger e ridicularizar o colega.

        Para termos percepção dessa violência devemos nos esforçar para superar a aparência e nos aprofundarmos no fato em si.Classificar os atos ajuda na diferenciação do bullying é violência mas algumas vezes violência escolar não é bullying.

        O professor Dan Olweus desenvolveu um estudo sobre o bullying, diferenciando o de brincadeiras próprias da idade. Esse interesse para entender o bullying foi crescendo pelo mundo a partir dos anos n90 no Brasil, pesquisas ganharam destaques chamando atenção de uma ONG[1] e o IBGE.

        O agressor não necessita de causa ou motivo, e tenta agitar outros alunos a fazerem o que ele faz. A vítima normalmente se sente insegura, ansioso, tímido, em contrapartida que o agressor se mostra confiante e forte. E isso fica cada vez mas forte porque a vítima não consegue se defender nem reagir ao agressor. Entre esse elo está os alunos que observa o bullying, porém não fala nada, não pratica mas também não ajuda, por medo das consequências ou por não se importar.

        O agressor se valoriza pelo poder, a vítima naturalmente perde autoestima, interesse em sala de aula, e se isola. O serviço social na Escola foi priorizada na década de 80, que marca a atuação para o exercício do controle social da família e educação. A Educação não exerce apenas um papel pedagógico e sim expressas limites e possibilidades sociais. É importante a conexão escola / família e comunidade para o desenvolvimento do aluno e o enfraquecimento da violência.

        Uma prática que busca garantir a família a responsabilidade da conduta das crianças na escola. O filme “BULLYING-provocação sem limites”, é um drama espanhol dirigido por Josetsco San Mateo. O filme retrata a vida de um jovem que sofre bullying por ser novo na escola e ser inteligente, rápido nas respostas que dá aos professores. Me identifiquei com esse filme pois também sofri bullying quando criança, por ser a mais alta, me xingavam, puxavam meus cabelos, chutes entres outras coisas. Isso claro me trouxe muitas consequências, não conseguia me concentrar nos estudos, aprendei a ler direito no tempo certo, faltava muito para não ver os agressores, repeti de série várias vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com