Bullying
Por: tania2015 • 4/5/2015 • Relatório de pesquisa • 620 Palavras (3 Páginas) • 619 Visualizações
IESA – Instituto de Ensino de Santo André
Curso: Pedagogia
Disciplina: Leitura, Interpretação e Produção de texto Acadêmico
Acadêmica: Tania Rodrigues Alves – RA 0050058008
Professora: Sonia Brzozowski
Semestre: 4º matutino A
Resenha Crítica
CARVALHO, K; CHAVES, V; CUNHA, S. Bullying Escolar, Questão Social e Serviço Social: alguns apontamentos para o debate. Belo Horizonte, 2013.
Assunto: O bullying no espaço escolar e as intervenções dos assistentes sociais.
O texto foca a possível contribuição do assistente social no enfraquecimento do bullying escolar, o bullying é uma violência que está presente em todas as escolas sendo ela privadas ou públicas dês da educação Infantil ate o Ensino Médio. Esse ato é caracterizado pela agressividade e maldade de um ou mais alunos para com outros, como magoa, caçoar, ferir constranger e ridicularizar o colega.
Para termos percepção dessa violência devemos nos esforçar para superar a aparência e nos aprofundarmos no fato em si.Classificar os atos ajuda na diferenciação do bullying é violência mas algumas vezes violência escolar não é bullying.
O professor Dan Olweus desenvolveu um estudo sobre o bullying, diferenciando o de brincadeiras próprias da idade. Esse interesse para entender o bullying foi crescendo pelo mundo a partir dos anos n90 no Brasil, pesquisas ganharam destaques chamando atenção de uma ONG[1] e o IBGE.
O agressor não necessita de causa ou motivo, e tenta agitar outros alunos a fazerem o que ele faz. A vítima normalmente se sente insegura, ansioso, tímido, em contrapartida que o agressor se mostra confiante e forte. E isso fica cada vez mas forte porque a vítima não consegue se defender nem reagir ao agressor. Entre esse elo está os alunos que observa o bullying, porém não fala nada, não pratica mas também não ajuda, por medo das consequências ou por não se importar.
O agressor se valoriza pelo poder, a vítima naturalmente perde autoestima, interesse em sala de aula, e se isola. O serviço social na Escola foi priorizada na década de 80, que marca a atuação para o exercício do controle social da família e educação. A Educação não exerce apenas um papel pedagógico e sim expressas limites e possibilidades sociais. É importante a conexão escola / família e comunidade para o desenvolvimento do aluno e o enfraquecimento da violência.
Uma prática que busca garantir a família a responsabilidade da conduta das crianças na escola. O filme “BULLYING-provocação sem limites”, é um drama espanhol dirigido por Josetsco San Mateo. O filme retrata a vida de um jovem que sofre bullying por ser novo na escola e ser inteligente, rápido nas respostas que dá aos professores. Me identifiquei com esse filme pois também sofri bullying quando criança, por ser a mais alta, me xingavam, puxavam meus cabelos, chutes entres outras coisas. Isso claro me trouxe muitas consequências, não conseguia me concentrar nos estudos, aprendei a ler direito no tempo certo, faltava muito para não ver os agressores, repeti de série várias vezes.
...