CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Aurelio63 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.653 Palavras (11 Páginas) • 260 Visualizações
CARACTERÍSTICAS DO EDUCANDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
*Buscam melhores condições de vida;
*Baixa qualificação profissional;
*Não tiveram oportunidade de estudar na idade correta;
*Tiveram empecilhos que fizeram interromper os estudos
*Muitas vezes estudaram, mas por falta de documentação das escolas, não puderam comprovar sua escolaridade;
*Possuem saberes de uma vida de experiências
*Vítimas de preconceito.
*Não possuem escolaridade ou possuem pouca;
*Querem garantir um futuro melhor;
*Querem melhorar sua profissão;
*Muitas vezes excluídos socialmente
Relatório 01
Ao investigar o perfil do alunado da Educação de Jovens e adultos, observou-se que na maioria não conseguiu realizar seus estudos para poder ajudar na renda familiar. Uma grande parcela oriunda da zona rural, além de enfrentarem dificuldade de acesso devido à distância, ainda eram alvos de preconceitos, pois se pensava que para realizar o serviço braçal não seria necessário saber ler ou escrever.
Em alguns casos existiam escolas em algumas grandes fazendas, onde se ensinava a ler, escrever e fazer alguns cálculos, com professores leigos, no máximo o ensino primário, mas que não se faziam os devidos registros da vida escolar dos alunos, impedindo de comprovar esta escolaridade, tendo que iniciar da 1ª fase ou passar por um processo de classificação, que exige muito esforço do aluno, muitas vezes sendo reprovado por não lembrar da história do Brasil ou da Geografia. Em outros casos, estudos informais em que voluntárias, sem a formação até do Ensino Fundamental, mas que sabem ler e escrever fazem a alfabetização deste futuro aluno da EJA.
Esta pessoa que não possuem uma formação mínima não tem condições de arranjar bons empregos com salários dignos, então buscam uma forma de se escolarizar para conseguir uma certificação e elevar o nível em seus empregos ou até de uma nova profissão, seguindo seus estudos em uma faculdade.
Existe também outro lado, os jovens que desperdiçaram sua adolescência com outras situações e que só na fase jovem/adulta, de responsabilidade, compreenderam o verdadeiro valor dos estudos e buscam o que perderam no passado. Encontra-se alunos da EJA, casos de jovens que matriculam na EJA por ter idade, mas ainda não valorizam, desistindo em qualquer época do ano, que vão para descontrair depois de um dia de trabalho, mas são uma minoria.
Como todos estes perfis merecem atenção especial por já trazer consigo uma vasta experiência, e cada um em uma área, aquela que se identifica com sua realidade, a Educação de Jovens e Adultos tem um olhar especial para eles, valorizando a vivencia de cada um, com Propostas Pedagógicas voltadas para esta diversidade e também tentando acelerar, reduzindo o tempo, com a duração de quatro anos para o Ensino Fundamental e dois para o Ensino Médio, no caso de Mato Grosso do Sul.
Cada estado elabora um projeto de acordo com sua realidade, embora todos tenham que se embasar na Lei de Diretrizes e Bases 9394 de 20 de dezembro de 1996. Cada Conselho Estadual de Educação por sua vez, elabora uma Deliberação para estabelecer normas estaduais. Neste estado o EJA é normatizado pela DEL/CEE 9090 de 15 de maio de 2009.
Proposta pedagógicas para o EJA
Conteúdo:
• Oralidade
• Pratica de Leitura
• Produção de Texto
• Analise e Reflexão sobre a Língua
Objetivos Didáticos:
• Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
• Perceber imprecisões ou lacunas ao ouvir a descrição de lugares، pessoas، objetos e processos.
• Leitura de Palavras. Frases e textos.
• Escritas de letras, sílabas, palavras e frases em diferentes situações.
• Analise e Reflexão de Palavras, frases e texto.
• Alfabeto , ordem alfabética
Relatório 02
Considerando a própria realidade dos educandos, de como eles chegam, o educador conseguirá promover a motivação necessária à aprendizagem, despertando neles interesses e entusiasmos, as aulas tem que ser bem motivadas e abrindo-lhes um maior campo para seus conteúdos serem aproveitados no dia a dia, os textos tem que ser da realidade deles, para que eles consiga atingir o seu conhecimento. O jovem e o adulto querem ver a aplicação imediata do que estão aprendendo e, ao mesmo tempo, precisam ser estimulados para resgatarem a sua auto estima, pois sua ansiedade, angústia. Esses jovens e adultos são tão capazes como uma criança, só tem que ter técnicas diferenciadas uma forma concreta,somente mais técnica na metodologia , de forma que o conteúdo fique eficientes para esse tipo de modalidade.
A Educação dos Jovens e Adultos e uma possibilidade de trilharmos uma nova forma de caminhos, de estarmos sempre aprendendo e de trocas. Um significativo ponto de conexão entre o desenvolvimento da linguagem oral e da linguagem escrita é a leitura em voz alta. Ler o mundo é muito mais do que ser capaz de ler um texto e fazer o acompanhamento do texto lido em voz alta pelo professor pode ser um exercício de capacidade de escuta dos educandos. A educação nessa etapa de ensino deve favorecer o desenvolvimento de valores ,O Educando nesta etapa do EJA ele quer aprender.
“Educação de Adultos viveu um processo de amadurecimento que veio transformando a compreensão que dela tínhamos poucos anos atrás. A Educação de Adultos é melhor percebida quando situamos hoje como Educação Popular. Tratemos de comentar esta transformação que, a nosso ver, indica os passos qualitativos da experiência educativa refletida por inúmeras pessoas/grupos latino-americanos.O conceito de Educação de Adultos vais se movendo na direção de Educação Popular na medida em que realidade começa fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das educadoras.” Paulo Freire.Educação de jovens adultos: teoria, prática e proposta/Moacir Gadotti e José Romão (p.15 a 17)
...