C.C. Linguíticos Atividade
Por: lucilenealberto • 17/8/2019 • Trabalho acadêmico • 657 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Construção do Conhecimento Linguístico – Atividade 8
Nome: MARIA LUCILENE DA SILVA SANTANA
Matrícula: 16111020180
Polo: BOM JESUS
Olá, escritor(a).
A Língua Portuguesa é estudada por cada um de nós durante anos. No entanto, mesmo assim, às vezes, sentimos dúvida ao escrever. Não é mesmo?
Chegou o momento de exercitarmos a concordância. Vamos começar? Abaixo você tem dois (2) textos, após a leitura de cada, você deve:
01- Identifique os erros encontrados neles.
02- Logo em seguida, destaque cada um deles com a cor amarela.
03- Reescreva os parágrafos corretamente, ou seja, respeitando as regras da língua portuguesa.
04- Justifique os destaques e a correção para cada um dos erros.
Veja um exemplo abaixo:
Texto fornecido:
Mesmo depois de tudo, a Marina ganham da Mônica.
Resposta:
Mesmo depois de tudo, a Marina ganha da Mônica.
Justificativa: Verbo no singular, pois sujeito no singular.
Texto 1:[a]
Como todos os outros organismos vivos, as plantas tem uma longa história durante a qual evoluíram, ou mudaram, com o passar do tempo. Os mais antigos fóssil conhecidos são encontrados nas rochas do oeste australiano com cerca de 3,5 bilhões de anos de idades. Houveram muitas dúvidas se a vida se originou na Terra ou se chegou à Terra pelo espaço na forma de esporos – células reprodutiva resistentes.
RESPOSTA:
Como todos os outros organismos vivos, as plantas têm uma longa história durante a qual evoluíram, ou mudaram, com o passar do tempo. Os mais antigos fósseis conhecidos são encontrados nas rochas do oeste australiano com cerca de 3,5 bilhões de anos de idade. Houve muitas dúvidas se a vida se originou na Terra ou se chegou à Terra pelo espaço na forma de esporos – células reprodutivas resistentes.
JUSTIFICATIVA:
Verbo no plural, pois sujeito está no plural (têm); O adjetivo está no plural, logo o sujeito também precisa estar; Idade é sinônimo de vida, existência... Logo se bilhões de anos não precisa está no plural; Quando o verbo haver está no impessoal, no sentido de existir deve ser conjugado na terceira pessoa, independente do restante da frase. (houve); O sujeito está no plural, com dois adjetivos, logo os dois precisam estar no plural também
Texto 2:[b]
A Paraparesia Espástica Hereditária compreende uma alteração genética autossômica recessiva, por mutação nos gene SPG11, da spatacsina que se encontra no cromossomo 15q21.1. Essa doença rara, possuem uma prevalência esperada de 0 a 5.3 caso por 100,000. Clinicamente, caracterizam-se por paraparesia progressiva (por degeneração de axônios corticoespinhais) e neuropatia periférica, além de comprometimentos cognitivo em vários domínios.
RESPOSTA:
A Paraparesia Espástica Hereditária compreende uma alteração genética autossômica recessiva, por mutação no gene SPG11, da spatacsina que se encontra no cromossomo 15q21.1. Essa doença rara, possui uma prevalência esperada de 0 a 5.3 casos por 100,000. Clinicamente, caracteriza-se por paraparesia progressiva (por degeneração de axônios corticoespinhais) e neuropatia periférica, além de comprometimento cognitivo em vários domínios.
...