COMO UTILIZAR DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA AS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO?
Por: Bruna Mayara • 26/5/2016 • Projeto de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 407 Visualizações
COMO UTILIZAR DE FORMA CRIATIVA E INOVADORA AS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO?
Um tema atual e bastante discutido entre os estudiosos e a utilização das novas tecnologias como ferramentas efetivas, para transformar o aprendizado, tornando-o não só mais atrativo como também de maior abrangência entre os educandos, considerando que na atual realidade globalizada em que vivemos, uma escola pré-icônica não atenderá os objetivos para se formar cidadãos prontos não apenas para o mercado de trabalho como também para a vida na sociedade atual e futura.
Não só necessário, mas fundamental é educar pela pesquisa, hoje as informações têm uma velocidade incalculável, e sobre todos os assuntos, temos a internet como fonte de informações, onde o aluno pode encontrar e tirar suas dúvidas, essa não é a questão, não adianta ter esse mundo de opções, nem entregar tudo pronto, mas o aluno deve ser capaz de pesquisar e saber o que fazer com essa pesquisa, para quê, por que, como e quando fizer, e para isso é indispensável não um professor, detentor do saber ou dono deste, mas sim, um mediador, um norteador que irá indicar como, quando e o porque.
“Ser professor não é dar aula, mas cuidar que o aluno aprenda [...], bem como ser aluno não é escutar aula, mas reconstruir conhecimento formar-se, tornar-se cidadão.” DEMO - Atlas 2009
Ou seja, segundo a citação elencada, Ser professor vai muito além de dar aula, ou passar, transferir conhecimento, mas é mediar, orientar, fazer com que o aluno aprenda, e para isso é necessário que este seja também um aprendiz, eterno e insaciável, que busque meios de como fazer que esta interação dê certo.
É de extrema importância que o docente tenha a tecnologia como um recurso indispensável em suas aulas, não apenas falando do computador em si, ou a internet, mas de recursos como pesquisa de bons livros, data show, momentos de magia ao contar uma história, a aula precisa ser reinventada todos os dias, tem que ter o poder de encantar e surpreender antes do discente o docente.
O aluno precisa estar pronto não só para a pesquisa, mas também para a pós pesquisa, e para isto deve estar inserido em um meio que propicie este conhecimento.
“Aprendizagem virtual tem encontrado resistência nos docentes, não só como autodefesa e acanhamento, mais igualmente como risco de ônus crescente em termos de trabalho, já que as promessas de facilitação virtual não vingaram, como regra [...]” DEMO Atlas – 2009
VISITA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO À UNIDADE ESCOLAR
A Unidade de ensino visitada é uma escola municipal, atende alunos do 1º ao 5º ano.
A unidade possui uma sala de informática, para aulas de Tice, internet, aplicativos de escritório, e educação para o trabalho. Neste espaço também, tem contação de história com o recurso de data show.
CONCLUSÃO
A utilização da educação digital na unidade de ensino visitada é de suma importância, pois a unidade procura estimular a criatividade, transmitindo conhecimento aos seus discentes.
A minha questão não é acabar com escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá- la, mas refazê-la. (FREIRE & PAPERT, 1996)
...