CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Por: JanainaBorda2015 • 3/9/2016 • Dissertação • 461 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
Página 1 de 2
Atividade Discursiva
Sabemos que a Revolução Industrial foi um divisor de águas para o sistema econômico das sociedades ocidentais. Explique as consequências da Revolução Industrial para as sociedades atuais.
CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
- Com a revolução industrial houve mudanças nos âmbitos social, econômico, político e no modo de vida da humanidade, pela invenção e aplicação em larga escala das máquinas.
- No âmbito econômico também houve sérias mudanças.
- Inseriu-se um alto grau de rendimento do trabalho reduzindo assim o custo de produção, o que atribuiu um enorme crescimento das riquezas das nações industrializadas.
- Acumulou-se grandes capitais que deu desenvolvimento a sociedades anônimas e grandes companhias(empresas).
- Aprefeiçoou-se e progrediu-se com os meios de transporte e as vias de comunicação, fazendo entre as nações o possível intercâmbio.
- Criou-se bancos, companhias de seguro, câmeras de comércio, etc.; Assim desenvolvendo-se o sistema de rendas a crédito.
- Surgiram os métodos de publicidade e as concorrências comerciais.
- Não se pode assim concorrer com a grande fábrica capitalista O artesanato e a manufatura e foram desaparecendo em etapas e aceleradamente.
- A forma de produção capitalista que se desenvolveu no seio do feudal, vencia agora todas as formas de economia pré-capitalista, condenando à ruína e o afundamento irremisible.
NO POLÍTICO
- A burguesia se fortalece politicamente..
- A indústria ocupou situação de destaque
- O estado não interfere diretamente como patrão nas atividades econômicas, então regulamenta a legislação social a favor dos trabalhadores.
NO SOCIAL
- Surgiram assim as grandes cidades, que se transformam em grandes centros industriais. Isto é, o abandono do campo e o acréscimo da população das cidades (êxodo).
- Muda ao extremo a estrutura profissional da população: os agricultores e toda a população agrícola passa agora a se ocupar do ramo industrial e exercer novas funções nas indústrias.
- Há uma nova forma organizacional para se resolver os problemas dos operários, eles se organizam em sindicatos, em grêmios, além de outras formas para suas lutas pelos seus direitos.
- O aparecimento de duas classes da sociedade capitalista: A burguesia industrial e o proletariado fabril, isto é, o aparecimento dos grupos sociais: capitalista e operário foi a principal consequência da revolução industrial além do aparecimento de doutrinas que diziam dar soluções aos problemas sociais: socialismo utópico, socialismo e a social-democracia, etc.
- A rapidez do crescimento econômico acarretou a riqueza da burguesia e por sua vez, a pobreza das massas trabalhadoras.
MUDANÇAS NOS MODOS DE VIDA:
- As cidades cresceram com as atividades industriais, assim concentrando-se a população nesses grandes centros geradores de emprego.
- Melhorou-se a condição de vida com a produção em série de muitos artigos, assim barateando seu custo final.
- Com o trabalho industrial e milhares de mulheres ao trabalho o trabalho doméstico fez-se mais curto.
- E os costumes da família se alteraram a medida que as mulheres começaram a trabalhar fora do lar.
REFERÊNCIAS:
http://www.resumosetrabalhos.com.br/causas-e-consequencias-da-revolucao-industrial.html
http://klsdatacontent.s3.amazonaws.com/INSTITUCIONAL/%5B29%5DDI_homem_cultura_sociedade/UNIDADE02/WEBAULA/index.html
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com