CONTEXTO DA DIDÁTICA
Por: lainebella • 19/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.957 Palavras (12 Páginas) • 515 Visualizações
CONTEXTO DA DIDÁTICA
A Didática é um dos campos teóricos (ou teórico-metodológicos) mais específicos da função docente, pois dominar bem uma área de conhecimento não nos faz professores, mas especialistas naquela área; se adicionarmos saberes éticos e de cultura geral, passamos a ser pessoas interessantes especialistas em determinada área de conhecimento. Mas para que nos tornemos professores, educadores de profissão, devemos dominar ainda os saberes pedagógicos, que têm na Didática seu eixo articulador (VASCONCELOS, 2011, p. 33)
A didática começou a ser pensada a séculos atrás, tendo como principal mentor Comênio, este, convidava os professores a pensar na questão da educação, propondo para estes uma utopia da criação de um método que fosse capaz de ensinar tudo a todos, principalmente relacionados ao ensino da leitura e da escrita, utilizados como base para a compreensão e interpretação de textos bíblicos. Por isso a didática pode ser considerada dependendo do momento histórico uma ciência do ensino, a arte do ensino ou até mesmo uma teoria da instrução, de formação, ou ainda, como um suporte metodológico para o currículo escolar. Vemos neste contexto que a didática está sempre ligada diretamente ao processo de ensino.
Para então trabalhar com foco no processo de ensino, a didática necessitou construir novas maneiras de compreender e dialogar com as circunstancias que ocorrem diariamente dentro do contexto escolar (PIMENTA, 2010).
“A Didática, ao exercer o seu papel especifico, deverá apresentar-se como elo tradutor de posicionamento teórico em praticas educacionais.” (LUCKESI, 1986 p.34)
Na pedagogia, a didática trabalha o estudo do fenômeno ensino, as modificações do sistema educacional e também a formação de professores. Esta nada mais é então que um balanço do ensino na prática social e o que isto tem provocado na prática de ensinar.
Neste contexto, ao abordar a área da pedagogia, a didática tem como objeto de estudo a investigação, não somente dentro da sala de aula, mas em um contexto geral da escola, nos contextos sociais, nas aulas, nos sistemas de ensino, na sociedade, fazendo neste sentido uma relação entre estes contextos.
Cabe enfatizar que o ensino não é uma prática guiada pela didática, mas que esta apresenta-se como um caráter prescritivo, participando da trama das ações políticas, administrativas, econômicas e culturais, que estão relacionadas a prática do ensino.
A razão pedagógica, a razão didática, está associada à aprendizagem do pensar, isto é, a ajudar os alunos se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, para argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e problemas da vida prática. Democracia na escola hoje, justiça social na educação, chama-se qualidade cognitiva e operativa do ensino (LIBANÊO, 2002, p.26).
Vemos as primeiras interpretações a respeito da didática enquanto arte de ensinar na obra de Comenius (1592-1670) apresentando esta como uma ferramenta importante em relação ao aprendizado na vida do ser humano.
A didática é estudada a séculos por diversos estudiosos, teóricos, que buscam identificar e discutir sobre modelos e metodologias dentro da educação, a fim de conseguir uma educação mais eficiente.
Para Veiga (1989), a didática é um conjunto de regras que tem por objetivo assegurar aos professores as orientações para o trabalho docente, ou seja, ele separa a teoria e a prática, colocando a prática como uma aplicação da teoria e o ensino como uma forma de doutrinação. Ainda dentro deste contexto, Veiga (1989) apresenta a didática:
[...] como um conjunto de idéias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino, fundamentados nos pressupostos psicológicos ou pedagógicos e experimentais, cientificamente validados na experiência e constituídos em teoria, ignorando o contexto sócio-politico-econômico. (p. 52)
Encontramos ainda sobre a didática em Veiga (1989) que apresenta que na pedagogia renovada a didática era considerada um conjunto de idéias e métodos, que privilegiava a dimensão técnica do ensino, tendo como fundamento pressupostos psicológicos, pedagógicos e experimentais, neste sentido, era trabalhado uma metodologia onde o conteúdo era flexível, aberto e espontâneo.
A didática se correlaciona com um certo número de variáveis que são a sua moldura (sistematicamente compreendida) a posição relacional dos sujeitos em didática, os saberes, as características dos destinatários, a eficácia dos instrumentos, bem como todas as ulteriores variáveis das modalidades relacionais e comunicativas (IORI, 2004, p. 28).
Na pedagogia tecnicista, a didática buscou desenvolver uma alternativa não psicológica, tendo como preocupação básica a eficiência e eficácia dentro do processo de ensino.
Diante disto, vemos então que a didática torna-se uma estratégia para que se consiga atingir os objetivos dentro do processo ensino-aprendizagem.
A didática dentro da pedagogia crítica é preocupada com o trabalho do professor, com o ensino e com a aprendizagem do professor.
A didática comprometida, busca compreender e analisar a realidade onde a escola está inserida, e assim buscar meios de tornar esta aprendizagem mais eficiente.
A didática neste sentido, é uma ferramenta que vem buscar dar um novo significado a educação com características diversas, novas tendências, concepções pedagógicas, é por meio da didática que o professor busca caminhos para colocar em prática as teorias aprendidas em seus cursos.
Para Libâneo (1990), a didática envolve a teoria geral do ensino, pode ser vista tanto como uma disciplina ou como ferramenta de apoio dentro da pedagogia, como disciplina, esta caracteriza-se pelo estudo sistematizado de investigação e de prática, quanto ao seu papel dentro da pedagogia, esta estuda o fenômeno do ensino.
Para Pimenta (2013) a didática é acima de tudo, a construção de conhecimento que possibilita a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender (p. 150).
Quanto a presença desta dentro do currículo do professor, Veiga (1989) apresenta que o papel fundamental da didática na formação do professor é servir como instrumento de uma prática pedagógica reflexiva e crítica, contribuindo assim para uma formação crítica do docente.
...