CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Por: rrsf • 23/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.991 Palavras (8 Páginas) • 523 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Elaine Cristina Alves de Oliveira RA: 1937894867
Rachel Rosa dos Santos França RA: 7983716833
Lais Silva Garcia RA: 7939715842
Munique Ayslan de Salles RA: 7510579629
Simone Aparecida Santos Prado RA: 9978020525
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinas III”, sob orientação da tutora à distância Elizabeth Cursino.
Pindamonhangaba/SP
2015
Resumo
A criação de um projeto educativo é uma ferramenta muito eficaz, pois possibilita ao professor promover a interação entre alunos através do trabalho em grupo, ao mesmo tempo estamos trabalhando as diferenças de opinião e interesses, permitindo que diferentes áreas atuem um mesmo projeto, coordenado conhecimentos diversos enfrentando problemas e buscando soluções.
O objetivo deste trabalho é consiste em desenvolver o planejamento de um projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem. Esta proposta visa a auxiliá-lo no trabalho de construção de projetos educativos que contemplem diversas necessidades educativas dos sujeitos aprendizes.
Dessa forma, esta ATPS propõe que a equipe construa o planejamento de um projeto educativo.
SUMÁRIO
1. ETAPA 1
1.1 Resenha dos Textos Sugeridos
1.2 Síntese dos Principais Pontos dos Textos
2. ETAPA 2
2.1 Justificativa da Escolha do Tema do Projeto
3. ETAPA 3
3.1 Mapear os Conteúdos Curriculares Contemplados no Projeto
Produção de
Apreciação
4. ETAPA 4
4.1 Mecanismos de Avaliação do Projeto
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- ETAPA 1
- Resenha dos Textos Sugeridos
O fator comum dominante nos textos lidos é o de que a pedagogia baseada em projetos é uma realidade cada vez mais discutida e estudada dentro do cenário educacional, ao se trabalhar com projetos estamos redimensionando as relações entre os atores envolvidos no universo escolar (alunos, professores e comunidade).
O projeto apresenta e cada uma de suas instancias oportunidades de trabalhar diversos conhecimentos, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares, dando uma nova perspectiva de aprendizagem construcionista.
Outro fator comum entre os textos apresentados é que o ao se trabalhar com projetos o aluno aprende a lidar com ambiguidades, soluções provisórias, conteúdos diferentes que emergem no processo de construção do projeto. Dessa forma o aluno acaba por desenvolver competências interpessoais para o sucesso do trabalho em grupo aprendendo a ouvir tomar decisões e gerenciar o confronto de ideias.
A figura do professor mediando à condução do projeto é fundamental, o aluno necessita da presença do professor para se sentir seguro na autoria de seu projeto, pois o professor pode orientar, questionar e ouvir a opinião do aluno ou grupo, respeitando os diferentes estilos e ritmos de trabalho nas etapas do desenvolvimento de um projeto.
Almeida (1999) aponta que “O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno”, o professor deve criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças que em sua maioria geram conflitos que devem ser trabalhados dentro do grupo.
Deve-se destacar também que ao se trabalhar com projetos estamos exercitando a interdisciplinaridade, ao articularmos teorias, conceitos e ideias que dialogam entre si, isto favorece a articulação horizontal das diferentes disciplinas e propicia a superação de sua fragmentação, potencializando a sua integralização através de novas mídias e recursos.
O processo de criação de um projeto envolve o pensamento futuro e antecipação de algo que se deseja realizar, para Almeida (2002) a ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação.
Para Prado (2005) no entanto, “o ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas”.
O plano é a espinha dorsal das ações de um projeto e vai se completando durante a execução na qual evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.
- Síntese dos Principais Pontos dos Textos
Pode-se destacar como pontos principais nos textos:
- A ideia principal tirada dos conceitos de projeto educativo apresentada pelos autores dos textos é a de que se trata de algo com uma visão do futuro, lançado a frente, o processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras.
- Um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania.
- O professor é uma figura fundamental dentro da construção de um projeto, é ele quem determina o ritmo, media os conflitos e conduz e facilita o processo de desenvolvimento do aluno.
- Outro fator importante de se trabalhar com projetos é a questão da interdisciplinaridade, onde os alunos articulam ideias e conceitos entre as diferentes disciplinas e buscam um dialogo constante entre elas.
- Ao trabalhar com desenvolvimento de projetos é propiciado o relacionamento interpessoal entre os alunos e suas respectivas dinâmicas sociais, crenças e valores próprios dos contextos em que estão inseridos.
- ETAPA 2
- Justificativa da Escolha do Tema do Projeto
As Desigualdades Educacionais das Regiões da Brasil
Ao assistirmos os vídeos sugeridos para esta ATPS o grupo achou em sua maioria que a questão mais relevante encontrada foi a dos contrastes entre a educação nas regiões do Brasil. Damos um destaque maior em abordar as regiões norte e nordeste que conforme os dados apresentados no vídeo “Invenção da Infância” são as que mais apresentam problemas.
...