Calculo mental
Por: maa1420 • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 306 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Passo 3
A importância do cálculo mental
Desde pequenos somos ensinados de uma forma a calcular mentalmente, o cálculo nos cerca pois envolve agilidade na hora de resolver problemas matemáticos e o responsável pela resolução do problema é a mente, que, estimulada torna-se mais rápido irá resolver as questões. Mas o que é cálculo mental? É um cálculo efetuado exclusivamente «de cabeça» ou é possível recorrer-se ao registo escrito (Renata Carvalho)
O grande problema é que na escola essa situação fica a desejar pois, não somos ensinados e estimulados de forma correta, o que acontece é que no ambiente escolar parece Não querer trabalhar situações que envolvem cálculos matemáticos vivenciadas pelos alunos. Na escola, é dada precedência ao estudo de algoritmos com registros escritos, enquanto que no cotidiano o cálculo mental é a principal ferramenta utilizada para a resolução de algum problema,
Há uma série de fatores que levam a não utilização do cálculo mental e, consequentemente, à ausência de seu estudo no ambiente escolar. Entre elas, a crença de que é necessária uma boa memória e rapidez na resolução de contas para se realizar o cálculo mental. Outra razão que, possivelmente, faz com que os professores se sintam temerosos em ensinarem seus alunos é a falta de materiais didáticos atualizados sobre o assunto e a pressão de se cumprir até o final do ano letivo todo o currículo programático.
Com isso o professor deve estimular os alunos e usufruir do que ele já conhece para que ocorra um aprendizado significativo, mudar assim a metodologia aplicada e fazer com que eles aprendam de maneira correta e saiam das escolas sem o famoso “não sei fazer cálculo de cabeça “, ou não aprendi na escola então não sei “
Essas atitudes mudam a interação que a criança tem com a matemática fazendo com que elas não a temam.
Referencias
http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/9DeBORADELIMAVELHOJUNGES.pdf
...