TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimulando o Cálculo Mental Com Jogos Envolvendo a Adição

Por:   •  1/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Instituição Universitária Estácio de Sá

Lucimar Cristina Vallim Passos     Matrícula: 202004148737

Disciplina: Didática

Código da Disciplina: EEL0001

Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a Adição. 

Plano de aula elaborado usando jogos matemáticos como metodologia de ensino.

Turma: 2° ano do ensino fundamental

Tempo de aula: 50 minutos

Conhecimentos prévios:  Para o desenvolvimento do plano de aula, é importante observar se os alunos são capazes de:

1. Recitar a série numérica até 10;

2. Reconhecer os números do zero ao 10;

3. Quantificar até 10;

4. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos:

1. Explorar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo aditivo com somas até 10;

 2. Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Corrida dos números”;

3. Participar de discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;

4. Possibilitar a exploração e a expressão das diferentes possibilidades de se somar 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

Recursos necessários:

 1. Material de contagem (Ábaco ou Material dourado);

2. Material impresso do jogo “Corrida dos números”: cartas numeradas; regras do jogo,

3- Folha branca A4 e 1 Lápis para cada aluno

Desenvolvendo o Jogo “Corrida Dos Números”

*Explicar as regras do jogo, incentivando a leitura em voz alta dos números de 0 a 10.

[pic 2]

[pic 3]

Organizar a turma em grupos de 4 alunos.

*Distribuir o material necessário para a realização da “Corrida dos números”.

*Pedir que primeiramente embaralhem as cartas numeradas sobre a mesa. Pedir que aguardem o seu comando para poderem pegar as cartas.

*Dar início ao jogo definindo que comando deverão aguardar (Frases como: “Já!”, “Podem começar!”, o uso de um apito, o bater de mãos etc.). A cada nova jogada, as cartas devem ser outra vez embaralhadas.

 Propósito: Estimular o cálculo mental com somas até 10 por meio do jogo “Corrida dos números”.

 Discuta com a turma: Quantas cartas vocês vão escolher? Quanto tem que dar as cartas escolhidas? Quem primeiro descobrir o resultado, dirá o quê?

[pic 4]

Discussão dos resultados

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre as formas de representar seu raciocínio, oportunizando a troca de opiniões, a verificação e a comparação de resultados.

Discutir com a turma: À medida que passar nos grupos, perguntar: Como você pensou para escolher as cartas? As cartas que você escolheu deram 10? Se você pegou o zero (0) a outra carta pode ser maior ou menor que 9 para dar 10? Se você pegar o 3 e o 7 será que dá 10? E, se seu colega pegar o 7 e o 3 será que também dará 10? Se você pegar uma carta com o número 5, que número deverá ter na outra carta? O que você descobriu? O que vocês fizeram para conferir a resposta do colega? Caso algum aluno tenha formado 10 com as cartas 2 e 8, pergunte: Só posso somar 10 juntando o 2 com o 8? Posso juntar outro número com o 2 para dar 10? Será que dá?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (247.7 Kb)   docx (434.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com