Características da Monografia
Artigo: Características da Monografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 24101997 • 13/10/2014 • Artigo • 606 Palavras (3 Páginas) • 3.102 Visualizações
1. MONOGRAFIA
A monografia é o primeiro passo da atividade científica do pesquisador. Algumas faculdades exigem que seus alunos, para obtenção de grau, realizem um trabalho cientifico de final de curso, ou seja, a monografia.
1.1 Conceitos
São numerosos e variados os conceitos dos diferentes autores sobre monografia.
Asti Vera (1979, p. 164) define monografia como sendo o "tratamento escrito de um tema específico", e Salomon (1972, p. 207), como o "tratamento escrito de um tema específico que resulte de interpretação cientifica com escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência".
A American Library Association dá o seguinte conceito: "é um trabalho sistemáti¬co e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento mas não extenso no alcance".
Monografia significa, portanto, para Asti Vera, um tema específico qualquer, que recebe tratamento escrito; Salomon acrescenta que, além da interpretação científica, o estudo deve trazer uma contribuição válida para a ciência. Do ponto de vista de Farina, a monografia exige uma limitação do tema, para se dar um tratamento aprofundado e exaustivo. Alonso indica que a limitação se refere a uma das partes da ciência ou então apenas a um aspecto dessa ciência
Nos Estados Unidos, a Associação de Livrarias salienta que, além de particular e pormenorizado, o tratamento da monografia deve ser restrito em seu alcance.
Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.
1.2 Características
Analisando-se os diferentes conceitos, pode-se observar que a monografia apresenta algumas características:
a) trabalho escrito, sistemático e completo;
b) tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;
c) estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos do caso;
d) tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso é limitado);
e) metodologia científica;
f) contribuição importante, original e pessoal para a ciência.
A característica essencial não é a extensão, como querem alguns autores, mas o caráter do trabalho (tratamento de um tema delimitado) e atualidade da tarefa, isto é, o nível da pesquisa, que está intimamente ligado aos objetivos propostos para a sua elaboração.
Barquero (1979, p. 16-25) analisa a monografia sob os seguintes aspectos:
A) a monografia não é:
- repetir o que já foi dito por outro, sem se apresentar nada de novo ou em relação ao enfoque, ao desenvolvimento ou às conclusões;
- responder a uma espécie de questionário; não é executar um trabalho semelhante
...