Censo Escola 2014
Por: silviafrancisca • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
Pibidiana: Silvia Francisca do Carmo
Professora: Nesdete Mesquita Corrêa
PIBID/PEDAGOGIA/UFMS
Polo de Camapuã
Atividade – Censo Escolar 2014
Após leitura e discussão do material disponibilizado sobre o Censo escolar 2014:
1. “O raio X das escolas do país”.
2. “Brasil urbano x Brasil rural”.
3. “A escola acessível (ou não)”.
- Elabore uma síntese, em pelo menos uma lauda, sobre o material disponibilizado e indique os principais aspectos destacados em cada item.
Finalize a síntese justificando a importância do conhecimento do conteúdo do material na sua formação no curso de Pedagogia.
Análise das escolas urbanas e rurais
O artigo está escrito em três capítulos. Capítulo 1: O raio x das escolas no país; capítulo 2: Brasil urbano x Brasil rural; capítulo 3: A escola acessível (ou não). Reportagem de Thiago Reis e Ana Carolina Moreno.
Após a realização da leitura dos três capítulos do artigo solicitado nota-se primeiro capítulo o descaso nas escolas do nosso Brasil, tanto na área urbana quanto na área rural falta esgoto encanado, falta rede de água e até mesmo coleta de lixo, coisas básicas em uma escola mais infelizmente é uma realidade retratada pelo censo escolar de 2014. Os números nos mostram que falta o básico, mas que alguns indicadores como a oferta de internet têm melhorado ano a ano, de acordo com o levantamento feito de 2010 a 2014 o percentual de escolas com rede de esgoto passou de 42% para 47% apenas, já o percentual de escolas com internet foi de 47% para 61% no mesmo período. Mediante a isso o raio x das escolas do país em 2014 se encontra assim: laboratório de ciências 11%, acessibilidade 24%, quadra de esporte 32% , biblioteca 36%, rede de esgoto 47%, internet 61%, coleta de lixo 74%, rede de energia 94%. Apesar da parte básica das escolas custarem quase nada no orçamento da educação, há dificuldades no custeio para fazer certas obras. Mesmo assim o Ministério da Educação diz que nos últimos 20 anos a ampliação dos serviços de saneamento básico no Brasil e o acesso da população a internet se beneficiaram de “profundos avanços”.
No segundo capítulo do artigo encontramos o retrato do descaso no ensino da área rural, os números revelam que apenas 5% da área rural contam com esgoto encanado e mais de 15% não tem nenhum tipo de estrutura para lidar com os resíduos, possuem apenas 27% de conexão de água, algumas dependem de postos artesianos e outros 14% têm serviço de água inexistente. É preocupante ao analisar os gráficos que comparam o Brasil urbano com o Brasil rural, as áreas rurais muitas vezes ficam em lugares de difícil acesso com menos condições de infraestrutura que vai desde energia a saneamento básico. Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann, diz que as escolas rurais são um grande desafio e ainda destaca que em muitas localidades estão abrindo escolas urbanas em lugares com melhores infraestruturas fechando as escolas rurais e garantindo transporte escolar para os alunos. As escolas rurais como fica difícil o acesso muitas vezes não contam com área de leitura, esporte e lazer, pois o custeio da educação no campo acaba sendo mais cara, pois além de manter a escola eles muitas vezes ainda tendem manter também o transporte dos alunos. Ainda assim a internet é citada pelos especialistas como uma forma de resolver alguns problemas estruturais, como fazer chegar a prova Brasil nas escolas pequenas e mais isoladas ou dar acesso ao conteúdo de bibliotecas.
...