Ciência e Educação
Por: Nadia Caverzan • 26/8/2015 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
Dois lados de uma mesma moeda
Definida como sendo o espaço de tempo que vai desde o nascimento até a morte, ou ainda para outros como a existência de um ser vivo , ou o modo de viver desse ser. É fato que a vida é imprescindível e mantê-la em boa qualidade está relacionada à saúde e a cuidados. No entanto é justo escolher quem deva viver ? Afinal, todos os seres vivos são importantes , ou não?
Com embasamento teórico pode-se constatar que o aumento no número de caça predatória, queimadas, incêndios florestais e desmatamento, interferem diretamente na vida de inúmeros animais, dentre eles o mico leão dourado que é só mais um dentre outras centenas de animais que estão em extinção. Segundo um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2012 , o Brasil ainda possui 1.088 animais ameaçados de extinção. Situação agravante de falta de respeito e preservação para a fauna brasileira.
No entanto, outra situação agravante que merece também atenção são as condições de vida de milhares de crianças que vivem nas regiões Norte e Nordeste. Condições essas de extrema pobreza, miséria, fome e doenças vindas do meio em que estão inseridas, podendo levar à morte. Segundo dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as regiões do Norte e Nordeste apresentaram em 2010 os maiores índices do país, sendo eles respectivamente 23,5 % e 33,2 %. Mortalidade essa que rouba sonhos, direitos, alegria e a liberdade de diversas crianças.
Em linhas gerais, levando em consideração as duas situações mencionadas pode-se concluir que a vida e a boa qualidade dela são direitos de todos os seres vivos, e como tal devem ser respeitados e preservados. Mediante a isso, não cabe priorizar ou menosprezar um ou outro, até porque essas questões não estão relacionadas a luxo ou a despropósitos, mas sim ao direito de viver de inúmeros seres vivos.
...