Com a era tecnológica da atualidade: Brinquedoteca
Por: V1V1AN3 • 3/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.687 Palavras (11 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Com a era tecnológica da atualidade, as crianças tem passado mais tempo presas à televisão e ao computador do que na rua ou participando de brincadeiras coletivas. Daí se dá a importância da escola para intensificar o convívio entre as crianças além da sala de aula; e um espaço indicado para que isso aconteça é a brinquedoteca. Onde caracteriza-se não só como um espaço de diversão, mas também como um ambiente de aprendizagem, usada portanto para um planejamento adequado.
Conciliar aprendizagem e brincar, é um grande desafio para o educador. Claro que, quanto mais espaço houver, maior número de opções ele terá à oferecer. Contudo, uma brinquedoteca não exige uma infraestrutura sofisticada e pode ser montada até mesmo numa sala de aula, com as adaptações necessárias para garantir o conforto e a segurança dos usuários.
Neste trabalho de campo, observamos a importância do ato de brincar para a vida moderna, onde a criança em contato com os brinquedos viaja ao mundo da imaginação, assim vivenciando experiências que simulam a vida cotidiana e desta maneira aprendem brincando.
Após ligar nas escolas e CMEIS do município de Bandeirantes dando sequência a pesquisa de campo, ouvimos muitas falas; tais como: uma brinquedoteca pode ser montada numa sala de aula, desde que seja com as adaptações necessárias; mesmo havendo interesse com esse novo método, o espaço físico não compreende mais uma sala; ainda sendo ofertado para todas as escolas materiais didáticos iguais, nem todas escolas possuem espaço físico adequado para montar a brinquedoteca.
DESENVOLVIMENTO
Na maioria das escolas municipais de Educação Infantil, destinadas a receber crianças de quatro a seis anos de idade, atualmente, adotam o modelo escolar de recursos nos quais as atividades são desenvolvidas em seu cotidiano, desde materiais comprados à sucatas transformadas em materiais didáticos para que o aprendizado ocorra da melhor forma possível. Ainda assim, os espaços e horários para as brincadeiras livres são poucos, pois com regras de horário e de atividades padronizadas, a escolha da criança se torna pouca.
Dessa forma a prioridade é do rendimento de escrita e cálculo, deixando ausente a socialização pela brincadeira. O que acontece muitas vezes, é que grandes espaços internos e externos estão sempre vazios estes são utilizados para ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos estimuladores acabam por favorecer as correrias, empurrões e desordem.
Portanto, perante essas considerações, as criação de brinquedoteca nas escolas e CMEIS é uma grande ferramenta pedagógica para o ensino infantil, contribuindo assim, para o aprimoramento da aprendizagem e, sobretudo, melhores rendimentos escolares.
Por um longo tempo, o “ensinar” e o “transmitir” foram confundidos, nesse contexto, o educando era um agente passivo da aprendizagem e o educador um transmissor, sem interesse e acomodado a buscar novos caminhos de aprendizagem. Interesse este que acabou transformando o sentido do que se entende por material e espaço pedagógico.
Então, nessa circunstância surge a brinquedoteca, ganhando espaço, oportunizando novos meios, novas direções que torna a aprendizagem mais autêntica, prazerosa e estimulante. Contribuindo como um instrumento pedagógico dando margem ao educador trabalhar e estimular aprendizagem, como um conteúdo dinâmico, assim colaborando para a formação infantil.
Assim sendo, em nossa cidade existem 20 escolas Municipais que possuem brinquedotecas, sendo elas monitoradas por professores e coordenadores e que tem por objetivo o desempenho das crianças durante a execução das atividades na brinquedoteca.
Vale destacar, que na prática o trabalho se desenvolve no processo de ação/transformação onde as crianças constroem, criam e brincam, utilizando uma variedade de materiais com a orientação constante do professor, que participa ativamente dessa construção. E que como alunos, acreditamos que o projeto da brinquedoteca, será conquistado por todas as escolas do Ensino Fundamental de nosso país. É um projeto que com certeza trará grandes contribuições em nossa ação pedagógica. Precisamos acreditar e também contar com nossas lideranças comunitárias e, juntos procurarmos transformar o nosso espaço social, acreditando sempre no benefício que a ludicidade traz no processo educativo.
Atualmente as escolas municipais que existem na cidade de Bandeirantes são: 20, entre as seguintes instituições vigentes (Cemei e Ensino Fundamental 1).
Entre estas instituições, apenas 3 em nosso município estão com as brinquedotecas em espaço especial, ou seja, construída numa sala especifica para guardar e atender os educandos e educadores bem como a comunidade geral para se desse trabalho maravilhoso e rico precisar.
Em nosso município não possui brinquedoteca pública, hospitalar, itinerante, associações de bairros, apenas a UNOPAR Universidade Norte do Paraná) possui uma vasta brinquedoteca para atender a comunidade em geral.
Logo, as brinquedotecas de caráter privado em nosso município são inexistentes e não se houve falar em nada da espécie com pouca divulgação, desacreditando desta forma no poder recuperante e estimulante do lúdico, pois no espaço educativo a equipe pedagógica deveria valer deste rico material oportunizando a troca de criação de aprendizagens entre pais e filhos.
O que pode ser observado nas escolas do município, é que nenhuma se predispõe de um “brinquedotista”, pois cada educador é que elabora as suas visitas durante a necessidade de se utilizar deste acervo. A condição física da brinquedoteca é realmente maravilhosa, pois a secretaria de educação teve um enorme cuidado juntamente com a equipe em elaborar os brinquedos de maneira criativa e construtiva.
...