Como estrela na terra toda criança e especial
Por: joaolucas33 • 27/11/2015 • Resenha • 669 Palavras (3 Páginas) • 820 Visualizações
SOMOS todos diferentes, como estrelas na terra. Produção de Aamir Khan Productions. Índia: 165 min, Drama, 2008.
TOSTA, Cíntia Gomidi et al. Criança e desenvolvimento II/ Necessidades educativas e educação inclusiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 271-311, 2010.
Ser Diferente é Diferente!?
Júnia Verteiro¹
UNIUBE – Universidade de Uberaba/MG
juniaverteiro23@gmail.com
O trabalho apresenta as relações entre o filme Como estrela na terra, toda criança é especial e o capítulo 07 do livro Criança e desenvolvimento, Volume 2 (Necessidades educativas infantis). O relacionamento das obras retratam um ponto em comum reconhecido nas instituições escolares e que ainda representa um assunto polêmico, a inclusão dos diferentes perfis de aluno no contexto escolar-educacional.
Enfatizando inicialmente, a função da escola é adotar a responsabilidade de promover a democratização do acesso á conteúdos culturais e do desenrolar do desenvolvimento da sua equipe em geral.
O filme dirigido por Aamir Khan, lançado em 2008, apresenta a história de uma criança estudante de uma escola normal em seus anos iniciais, porém o menino destacado sofre de uma dislexia e por isso não consegue acompanhar a turma, o que gera constantes reclamações. O pai da criança é convocado para uma conversa, e devido às reclamações, o próprio resolve colocar o filho em um internato.
É perceptível que diversas culturas adotaram a internação de crianças “especiais” como uma possível solução, pensando que assim as mesmas poderiam se desenvolver para uma possível inserção na sociedade. Como o pai de Ishaan que considerou o filho incapaz de se desenvolver em um espaço normal e igualitário para a sua faixa etária.
A criança se desconheceu no lugar o qual foi inserida, adotando características desmotivadas, sem vontade de aprender, sente saudades e vontade de estar no ambiente familiar, enfim não sabe viver como uma criança.
Tudo se transformou com a chegada de um novo professor Ram Shankar , pois ele tinha o potencial e a preparação necessária para motivar todos os seus alunos, principalmente Ishaan que começou a reconhecer as aulas como um momento divertido e de grandes aprendizagens. O professor utilizava em sua metodologia de aula, criatividade, habilidade e gosto em transmitir realmente algo produtivo, além de possuir conhecimentos advindos de outras situações semelhantes.
Ao entrar em contato com Ishaan o professor identificou que o menino sofria de dislexia e resolve apoiá-lo, o mesmo ensinou o menino a ler e escrever em horários extras, o que faz o menino ser sentir motivado e a se empenhar cada vez mais nos estudos, com resultados cada vez mais positivos.
O filme retrata o papel importante do professor nos processos educacionais da criança que merece um nível maior de atenção e respeito. Abordando o tema da inclusão, principio que contribui para a construção da base da integração e sustenta o propósito de que as crianças com características deficientes devem ser educadas em ambientes e com pessoas normais. Já o princípio da integração e inclusão refere-se o modo de como os alunos serão adotados e aceitos no espaço de ensino, aspectos esses que não devem ser deixados de lado e sim praticados por toda a equipe escolar.
...