Como fazer um trabalho acadêmico
Por: Carla Ferreira • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 4.013 Palavras (17 Páginas) • 277 Visualizações
Obs: Folha optativa (fica a critério)
Quanto mais perto da rosa, mais vulneráveis a nos ferir com seus espinhos, por isso, merecidamente, esta é dedicada a vocês: Sérgio, Sávio e Heitor.
A Deus pela inspiração, força e saúde nos momentos difíceis.
A meus familiares e amigos, por terem sido encorajadores e motivadores na construção deste caminho. Em especial aos que sentiram falta em minhas várias ausências: João Randes, Èlcia, José Adão, Rosário, Ediene, Júlia, Léo, e principalmente aos companheiros de cada dia Sávio, Heitor e Sérgio.
Aos que não tiveram atenção especial e o cumprimento de meu papel: Vovó Helena, Randes, Helena, Eloisa, Ronan, Rafaela, Nalva, Paulo, Cleide, Carol, Paula e Carlos.
À professora Stella Maris, por seu compromisso com a acessibilidade da educação e por acreditar que somos disseminadores desta crença. Muito obrigada, por ter me dado a chance de ver o mundo com outros olhos.
Aos meus eternos mestres, Maria Amélia, Mano, Marla, Laila, Victor Hugo, Fabiana, Maria Adélia e Magali, que me fizeram acreditar que a universidade valeria a pena. Muito obrigada!
Aos professores colaboradores da Comissão de Avaliação, por sua presteza e contribuição na construção desta pesquisa.
À faculdade Inesc, pelo apoio na pesquisa, e a todos os seus professores pela dedicação na qualidade da minha formação enquanto professora pesquisadora, em especial à Jussara e Viviane pelo apoio e disponibilidade.
Aos alunos colaboradores da pesquisa que se disponibilizaram e se envolveram no processo. Sucesso no caminho de formação a todos.
Às companheiras de estrada, Neuzani e Rosi, por partilhar experiências e me fazerem ver que para chegar mais alto é preciso caminhar...
Às colegas de trabalho, Leoni e Ìris, que me ajudaram na disponibilidade em frequentar as aulas.
Às amigas, Tatiana e Thaís, que me acolheram desde o início quando tudo parecia muito difícil.
À amiga Keila pela solidariedade, por ser disponível em ajudar ao próximo e pelas noites em claro que passamos refletindo sobre alfabetização e letramento.
À minha comunidade religiosa, em especial à Equipe de Nossa Senhora e ao Pe Paulo Giovanni, que teve paciência com minha indisponibilidade no trabalho missionário.
(Obs: Epígrafe) única parte q pode ser com letra diferentes
São trechos de músicas ou poesias relacionadas ao assunto do trabalho. É uma optativa tbm.
Pag: 3,4 e 5 são opitativas
“não temos o direito de submeter, mais uma vez, as crianças brasileiras a tentativas fracassadas de lhes dar acesso ao mundo da escrita e da leitura."
Magda Soares
CAETANO-SOUZA, Helen Danyane Soares. A formação do pedagogo como agente de letramento: perspectivas e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2011.
RESUMO
A presente pesquisa apresenta seu foco inicial com o intuito de analisar como o curso de Pedagogia de um Instituto de Ensino Superior em Unaí-MG contempla a formação do professor como agente letrador. Postulou-se a asserção geral que os alunos de Pedagogia necessitam de uma boa formação em alfabetização e letramento para serem futuros agentes letradores. Os objetivos específicos propostos contemplam a análise curricular do curso de Pedagogia de 5 universidades brasileiras com boa avaliação no ENADE 2008, e o levantamento das disciplinas que contemplam diretamente a formação do pedagogo como agente letrador. Em relação específica com a unidade pesquisada, os objetivos propostos foram quanto a relação teoria e prática e a percepção que os graduandos e professores tinham sobre a formação em alfabetização e letramento. Sua fundamentação teórica perpassa desde a trajetória histórica do curso com bases curriculares à formação do pedagogo como agente de letramento. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa etnográfica colaborativa que utilizou instrumentos como o diário de bordo, entrevista, questionário e grupos de discussão para fundamentar-se. A IES pesquisada apresentou relevante destaque quanto a formação do pedagogo como agente de letramento ao ser comparada curricularmente a outras universidades de referência no Brasil. As articulações entre teoria e prática trabalhadas na IES viabilizam um bom espaço de construção de conhecimento prático, por meio especialmente das atividades complementares, fundamentados teoricamente por meio das aulas em sala. A organização da estrutura curricular é fundamental para disponibilizar disciplinas basilares que fundamentem a formação do pedagogo. Alguns alunos de graduação já perceberam a necessidade de uma boa formação em alfabetização e letramento e por isso assumem uma maior responsabilidade pessoal em sua formação inicial.
Palavras chave: Agente de Letramento. Relação Teoria e Prática. Estrutura Curricular.
LISTA DE TABELAS
TABELA A Comparativo de resultados de André 13
TABELA B Características dos cursos em cada instituição 47
TABELA C Oferta de disciplinas com base em 60h ou mais 48
TABELA D Objetivos propostos nos planos de curso da IES 75
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
1.1 Formulação do problema 10
1.2 Objetivo Geral 11
1.3 Objetivos Específicos 11
1.4 Justificativa 12
2 REFERENCIAL TEÓRICO 13
...