Como você escolhe seus livros didáticos usados em sala de aula?
Por: Jhennefer Antunes • 26/8/2019 • Trabalho acadêmico • 987 Palavras (4 Páginas) • 949 Visualizações
A entrevista foi feita com a educadora Danilce Francisca Neta, professora da turma do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, na Escola Municipal Dalila Lopes da Silveira, realizada no dia 20 de agosto de 2019, às 09h00min.
O local escolhido para a realização da mesma foi no seu local de trabalho, sendo recepcionada com grande simpatia e gracejo. A convidada aceitou de bom agrado responder o questionamento, explicando como acontece a didática em sua sala de aula.
Assim ocorreu a entrevista, sendo também retiradas algumas dúvidas que surgiram no decorrer do processo:
- Como você escolhe seus livros didáticos usados em sala de aula?
“A escolha é feita por equipe pedagógica e professores, onde analisa o livro didático que contemple o PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e se escolhe a coleção que mais atende para triênio. Existe PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) que oferte um guia contendo as coleções onde a equipe escolar faz a escolha.”
A equipe pedagógica deve ser contemplada c om o diretor, supervisor, professores que analisaram os livros didáticos oferecidos pelo MEC para a escolha de qual se encaixa melhor no nível de aprendizado dos alunos e na sua faixa etária.
Existem variados níveis de leitores, porque o incentivo da leitura começa com a criança ainda em geração dentro do ventre da mãe. As coleções são ofertadas no período de três anos, respeitando sempre Projeto Político Pedagógico da instituição escolar.
- Como estabelece critérios para as escolhas destes?
“A escolha é feita observando ao aluno, o professor e a realidade sociocultural da instituição escolar.”
Observa-se o aluno, porque ele é um ser histórico e antes de chegar à escola, aprende muito no seu meio social onde convive, como família, igreja o bairro onde mora, trazendo uma bagagem de conhecimentos que não deve ser ignorado pelo professor. Deve-se olhar para o educando, individualmente, pois ele é um ser único e com visões diferentes de mundo.
Observa-se o professor, pois dentro de uma sala de aula, acontece uma troca reciproca de conhecimentos, porque no mesmo momento em que o professor está ensinando, aprende-se com os alunos, através de perguntas variadas ou por exemplos do dia a dia.
Observa-se a realidade sociocultural da instituição escolar, porque dependendo do local onde está localizada a sua realidade mudará, sendo que se a realidade sociocultural for favorecida, a escola terá verbas, tecnologia e variados conjuntos pedagógicos que ajudará no processo ensino-aprendizagem, mas isso não será possível a uma escola que está em uma realidade desfavorecida, como um exemplo, se a mesma se localizar em uma favela, ela terá que encontrar pontos positivos dentro do conflito sociocultural existente.
- Você adota livros que você escolhe? Ou que a escola onde trabalha, é que determina? Ou ambas as situações?
“Os livros adotados são de escolha de equipe pedagógica, onde faço parte da escolha”.
A escolha deve ocorrer através da equipe pedagógica, mas principalmente através do professor, pois é ele que tem maior contato com o aluno e sabe distinguir em que áreas o educando têm dificuldades e através dessa observação trabalhar para que o aprendizado seja eficiente.
O professor pode ir além dos livros ofertados pela escola, adotando outras medidas como cartilhas, atividades com o uso da tecnologia, ou até mesmo acrescentar com livros que ele possua mais liberdade de trabalhar, pois o educador deve trabalhar abrangendo maiores técnicas para que assim o conhecimento seja continuo.
- Para trabalhar com o livro – em sala de aula - você se limita a fazer só o que os autores pedem? Ou vai mais além? Ou ambas as situações?
“Os livros didáticos são referências de trabalho, porém utilizo acervo complementar, internet e parceria com outros professores dentro do PPP (Projeto Político Pedagógico) da instituição, dentro do contexto sócio-político e atualidades, nas abordagens interdisciplinares que privilegie o diálogo permitente e sistêmico na política docente”.
O professor ao trabalhar com o livro didático não podem se limitar apenas nas atividades propostas pelo autor, mas precisam ir além através de atividades usando a pesquisa pela internet, jogos, brincadeiras, utilizando atividade em conjunto com outros professores para enriquecer a aprendizagem do aluno.
...