TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências e competências do professor

Trabalho acadêmico: Competências e competências do professor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A palavra pedagogia tem origem etimológica, na Grécia antiga vem das palavras: (“Peda”, do termo Pedagogia, é do grego ‘‘paidós” que significa criança e "agogé" que significa condução).

Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, da pratica educativa real que se realiza na sociedade como um adicional básico da atividade humana.

No presente momento denomina-se pedagogo o profissional que tem sua formação em Pedagogia, que em nosso país é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido à infinidade de sua amplitude, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, podendo ser reunidas em três grupos disciplinares: técnicas-pedagógicas, filosóficas, científicas. O profissional formado em Pedagogia pode atuar em enumeras praticas educativas de conhecimento e modos de efeitos em outras palavras, o pedagogo é aquele que lida com a realidade, estruturas, contextos, situações, seguindo a ação educativa em seus vários campos de modalidade e manifestações.

A pedagogia se ocupa de fato, com a formação escolar das crianças, com processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, mas antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. È um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade, e ao mesmo tempo uma diretriz orientadora da ação educativa.

Como o termo pedagogia esta associado exclusivamente ao ensino, trabalho pedagógico quer dizer trabalho de ensinar.

2 DESENVOLVIMENTO

Considerada berço da pedagogia, na Grécia antiga nasce às primeiras ideais acerca da ação pedagógica, vinculando assim á imagem do pedagogo a formação das crianças. Eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças até a escola, os escravos eram submissos as crianças, mas fazia valer sua autoridade quando necessário. Sendo assim os escravos desenvolveram grande trato com as crianças.

No campo da educação nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, nomes importantes desse período são Comenius e Rousseau, tendo como foco a importância de rever os processos pedagógicos e os próprios conceitos de infância. Dando corpo á vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf. Somente no século XX a pedagogia vai se firmar como campo de conhecimento cientifico e profissional e a formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores, um curso relacionado á Educação por excelência por tanto se tratando de uma Licenciatura.

O objetivo da pedagogia é a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da sistematização e produção do conhecimento e da reflexão. A pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país como ciência social.

Administração, magistério e trabalhos pedagógicos são uns dos campos de atuação do pedagogo, podendo gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e professores, podendo trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com