Conhecendo o Processo de Escolarização do Surdo e a Educação dos surdos no Brasil
Artigo: Conhecendo o Processo de Escolarização do Surdo e a Educação dos surdos no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MilenaMira • 22/11/2013 • Artigo • 253 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
EMA: Conhecendo o Processo de Escolarização do Surdo e a Educação dos surdos no Brasil.
Todos sentem a necessidade de ser entendidos. Aparentes inabilidades podem ocultar as verdadeiras habilidades e criatividades do surdo. Em contraste, muitos surdos consideram-se “capacitados”. Comunicam-se fluentemente entre si, desenvolvem auto-estima e têm bom desempenho acadêmico, social e espiritual.
A LiBRAS – Língua Brasileira de Sinais representam um salto incomparável no desenvolvimento do indivíduo com surdez. Conforme Coelho, Silveira e Mabba, (2012, p.3) ¨sabemos que a linguagem é considerada a primeira forma de socializalçao da criança com o mundo que a rodeia.” A LIBRAS permitiu uma ampliação incomparável na comunicação do surdo com o contexto social em que atua.
Infelizmente, os maus tratos que muitos surdos sofrem levam alguns deles a suspeitar dos ouvintes. Coelho, Silveira e Mabba, (2012, p.10) reforçam que o conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam com pessoas surdas o desenvolvimento de um trabalho com maior competência e atendimento as necessidades que estes apresentam. Neste sentido, quando os ouvintes interessam-se sinceramente em entender a cultura surda, a língua de sinais e encaram os surdos como pessoas “capacitadas”, todos se beneficiam. Muitas pessoas surdas, conforme Gesser (2010) não gostam de ser chamadas de deficientes auditivos pois este termo remete a serem deficientes preferem ser chamados de surdos.
2 OBJETIVOS
• Promover a interação entre teoria e prática.
• Reconhecer quem é o surdo.
• Apresentar aspectos da história do surdo e conhecer aspectos que se voltam ao processo da escolarização do surdo e a educação do surdo no Brasil.
...