Conhecimento científico em pedagogia
Por: SamaraPahlevi • 22/6/2017 • Projeto de pesquisa • 359 Palavras (2 Páginas) • 864 Visualizações
O conhecimento científico jamais pode ser entendido como fonte de verdade absoluta.
O contexto científico é variável e, sem dúvida, pode receber interferência do ambiente tanto local, quanto global. Porém, essas tais influências podem ser recebidas e, principalmente, entendidas de diversas maneiras em um mesmo evento e por um mesmo observador. Exemplo disso são as revoluções científicas que passaram por enfoques distintos em função do debate entre Thomas Kuhn e Karl Popper.
Começo com uma afirmação: "A verdade absoluta não está ao alcance da Ciência".
Exatamente porque não há certezas onde tudo se modifica. Não há verdade absoluta, pois tudo é mutável!
Mas o que é verdade absoluta? Talvez assunto para filosofia ou religião mas, definitivamente, fora dos domínios da Ciência. Assuntos científicos são relacionados à fatos observáveis, corroborados por evidências.
Muitas confusões são feitas pelo desconhecimento do que é Ciência e a que ela se destina. Muitos detratores do Método Cientifico confundem estes fatos. Muitos, ao menor sinal de algum fato ainda não explicado cientificamente, tentam desqualificar a Ciência afirmando, ou simplesmente dizendo, que a Ciência não explica tudo. Mas isso é verdade! A Ciência não explica tudo mesmo!
O método científico se ampara em fatos observáveis e tais fatos estão diretamente ligados à nossa capacidade ou nossa curiosidade em observá-los. Pode-se citar como exemplo o Modelo Padrão das Partículas Elementares. Se analisarmos bem o que essa teoria nos diz e mostra, veremos que o conhecimento que podemos extrair dela está firmemente ligado à capacidade energética dos aparelhos construídos com a tecnologia disponível atualmente.
O Teoria do Modelo Padrão não explica a Gravidade Quântica, não explica a unificação das Forças Eletrofraca e Forte. Mas isso simplesmente porque não podemos verificar experimentalmente os fatos acima.
Posso usar como exemplo também, o Modelo Atômico e o o Modelo Padrão da Física de Partículas, porque são Teorias mais bem sucedidas na Química e Física, explicando fenômenos químicos/físicos subatômicos altamente complexos, com um nível de precisão extremamente alto e porque, por definição, as Teorias do Modelo Atômico e Modelo Padrão SÃO CIÊNCIA! Ou seja, são um modelos teóricos, baseado em hipóteses, hipóteses estas capazes de explicar uma ampla gama de fenômenos naturais que podem ser verificados experimentalmente.
...