Contação
Por: Ana Travaioli • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O cantinho “contação de histórias, seu objetivo é resgatar a arte de contar histórias. Incentivando as crianças ter o hábito da leitura e despertando nelas a imaginação. Seus objetivos específicos são: Desenvolver a linguagem oral, estimular o gosto pela leitura, desenvolver o raciocínio lógico, envolver as crianças em um mundo de fantasias e imaginação, melhorar a interação e comunicação das crianças, fazer com que as crianças expressem emoções e sentimentos através dos recursos utilizados no canto.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste cantinho, sempre deve haver a presença de um adulto, guiando os alunos. Os alunos usarão sua imaginação ao representar os personagens de histórias conhecidas ou inventadas por eles mesmos.
Para montar este cantinho, utilizamos: um tapete de eva colorido, um “lustre” com fitas de cetim, uma casinha para contar histórias, uma mala e dentro dela contendo vários livros, almofadas espalhadas, fantasias, uma cesta e dentro dela contendo vários objetos: bolas colorias, instrumentos musicais, copos plásticos, acessórios de enfeites e recortes de tecidos. Todos esses objetos servem para trabalhar a ludicidade dentro dos contos.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os contos infantis favorecem a aprendizagem, pois desperta nas crianças o interesse pela leitura a partir do momento que entram em contato com seus personagens encantados, cheios de características marcantes, enredos instigantes e finais mágicos. Esses elementos colaboram na formação da personalidade da criança que ao assimilarem os contos, também interiorizam de forma espontânea certos valores implícitos ou explícitos nos textos trabalhados. Pensando na aproximação do aluno com a leitura, faz se necessários que o educador atribua a leitura uma finalidade prazerosa e não apenas cumprir obrigações na escola, pois só assim será possível formar leitores para a vida toda.
...