Corpo e Movimento Explorar o Proprio Corpo
Por: jonatas34 • 12/8/2016 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
Universidade Cruzeiro do Sul
Tema: Em bebe tem condições intelectuais de Explorar seu próprio corpo?
{Se sim exemplifique, se não diga o porquê. ambos os casos coloque um caso pessoal e defenda o seu ponto de vista}.
Pólo Upnet: Bragança Paulista
Maeli Gonçalves de S. Benedito
RGM: 15766349
Tutora: Rosangela Lemos
Um bebê tem condições intelectuais de explorar seu Próprio corpo?
Sim, Desde a gestação o bebê faz movimento com as mãos levando em seu rosto, chutando e querendo o seu espaço.
Depois que nasce começa assim sua trajetória a grande exploração, nos primeiro dias de vida ele pode ate não, se movimentar tanto assim mexendo braços e pernas por simples impulso do sistema nervoso, mas com o passar de alguns meses, a mágica acontece.
Eles começam a sem encantar conhecendo assim o seu corpo, um bebe tem um grande tempo a sua disposição, e é nesse tempo que ele se dedica a explorar o próprio corpo olha suas mãos e se encanta com seus dedinho levando ate a boca, daí acha os pés e se deverá ali por horas Eles começam a se descobrir a partir de então. Cabe aos pais ajudar e motivar essas descobertas e participar também que fará toda a diferença no desenvolvimento do bebê.
Colocando um caso pessoal:
Posso falar da experiência que tive com meu filho Victor, quando era bebê, ele se encantava ao ver suas mãos e ficava olhando por oras e olhava como ela mexia era engraçado de ver, pegava os pés e levava na boca e mordia o tempo todo, depois descobriu o nariz a orelha e eu o incentiva o tempo todo descobriu os cabelos e começou a puxar agora esta com 7 anos e suas descobertas sobre o corpo ainda continua.
Meu ponto de Vista:
Em meu ponto de vista acho que não devemos impedir essas descobertas tão importantes, para o desenvolvimento, reprimindo assim esses movimentos, e sim estimula ando eles se conhecer e sentir todas as sensações de suas descobertas e sem contar como essa etapa se torna especial para os pais e bebê.
Jean Piaget
O período de bebê é sem dúvida bastante complexo do ponto de vista do desenvolvimento, pois nele irá ocorrer a organização psicológicas básica em todos os aspectos ( perceptivo, motor, intelectual, afetivo, social ). Do ponto de vista do autoconhecimento, o bebê irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado, e assim irá desenvolver a base do seu autoconceito. Este autoconceito estará alicerçado no esquema corporal, isto é, na idéia que a criança forma de seu próprio corpo.
...