Criação de Valor
Por: horunjap • 2/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1]
SÃO PAULO (SP) – CAMPUS VILA MARIANA (VM)
UNIBERO
CURSO EAD - PEDAGOGIA – LICENCIATURA
PROJETO INTEGRADOR II
(Projeto de Pesquisa)
A EDUCAÇÃO DE CRIAÇÃO DE VALORES HUMANOS
(UM SONHO, UMA REALIDADE)
- JAMES JUN YAMAUTI – RA: 7985727939
TUTOR PRESENCIAL: PROFª JUÇARA RIGHI DE ARAÚJO
TUTOR À DISTÂNCIA: PROFª DANIELA MARINGONDA AMARAL DOS SANTOS
SÃO PAULO, 23 DE OUTUBRO DE 2016
A EDUCAÇÃO DE CRIAÇÃO DE VALORES HUMANOS
- UM SONHO, UMA REALIDADE
Justificativas
Na atual sociedade que vivemos, o descobrimento de novas formas, ideologias e caminhos para a solução dos problemas educacionais se tornam cada vez mais importantes.
Qual é o propósito fundamental da Educação?
Tornar-se a estrada que leva as crianças, os jovens, e a todos que nela se direcionam como único meio para o pleno desenvolvimento de suas reflexões e mudanças.
A busca pela cidadania global revitaliza-se com uma ampla convivência humanística, quebrar as fronteiras entre as nações e cultivar a esperança de uma comunidade humana por meio de uma educação construtiva e pacífica. O conceito de valor tem em sua essência a não dependência de apreciações subjetivas e individuais, são valores objetivos, situados fora do tempo e do espaço.
O objetivo da educação é ajudar o educando a mover livremente tendo o universo de valores a sua meta, o seu futuro: aprender a conhecer, a querer e a inclinar-se para tudo aquilo que for nobre, justo e valioso.
A criação de valores humanos tem em sua característica o desenvolvimento de seus indivíduos quanto a: Responsabilidade, sinceridade, diálogo, confiança, autoestima, criatividade, compartilhamento, cooperação, amizade, respeito, justiça e paz.
Problemas
Qualquer sociedade ao longo da história cria seus valores como também o conflito do mesmo. A abundância de informações e tecnologias faz com que a indiferença com relação ao “outro”, a apatia, a falta de diálogo e a ausência de valores tanto na esfera profissional como na pessoal se faz notada cada vez mais.
A preocupação atual da educação é tornar o aluno “o melhor” atingindo o máximo de sua capacidade mas para um contexto errado, criando assim uma divergência dos objetivos reais de uma sociedade humanística. A educação deixa de tomar medidas drásticas na sociedade como um todo, transparecendo as várias formas de indiferença e violência, a manifestação de apatia com relação ao sofrimento alheio.
Existe atualmente uma crise e declínio acadêmico, vistos por exemplo na crescente indisciplina, na evasão escolar e no total desinteresse pelo estudo, que resulta em um desempenho cada vez mais superficial e frágil denominando essas tendências como fugas do aprendizado.
Nossa sociedade carece de modelos capazes de inspirar a próxima geração, ela cultua o materialismo, põe em prática a corrupção, vive em meio a escândalos e interesses egoísticos e mesquinhos e usa e abusa do meio-ambiente de forma cada vez mais insensata e destrutiva.
Objetivos
Geral: O objetivo é poder conhecer a Educação Soka que tem sua origem em uma filosofia de vida voltada a transformação dos indivíduos e a própria sociedade, inspirando atitudes humanísticas no processo de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, promover a formação de bons valores intrinsicamente humanos dentro de si e de outros fundamentando o contexto teórico-pedagógico e filosófico. A fundamentação pedagógica está baseada principalmente nas ciências da educação, e a fundamentação filosófica em todo um contexto de ensinamentos verdadeiramente humanísticos.
Específico: Através da Educação Soka relatar experiências de educadores sobre transformações sistêmicas em ambientes de aprendizado. São experiências e depoimentos de “como se vive e o que se vive” envolto em pensamentos, conteúdos curriculares, interações entre colegas, família e sociedade, que seguem um roteiro metodológico. Como agregar aos alunos os seguintes pontos: transformação interior, uma verdadeira revolução humana (expressão da coragem, sabedoria e compaixão), empoderamento, diálogo (entendido como forma de troca e aproximação capaz de fazer florescer o melhor de si e ofertá-lo ao outro), infinito potencial humano entendido universalmente, isto é, presente em todo e qualquer ser humano independente de qualquer outro fator senão nossa humanidade comum.
...