Criança Socorrista
Por: mauriciocustodio • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 208 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
CRIANÇA SOCORRISTA
MAURICIO CUSTODIO JUNIOR RA: 1746399
LEANDRO TADEU PAVAN MANCHIN RA: 1747222
SÃO JOÃO DA BOA VSITA
2018
CRIANÇA SOCORRISTA
Trabalho apresentado como requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia da UNIP sob a Orientação da professora Lucy Almeida.
SUMÁRIO
1. TEMA: .......................................................................................................... 3
2. JUSTIFICATIVA ........................................................................................... 3
3. SITUAÇÃO PROBLEMA: ............................................................................. 3
4. PÚBLICO-ALVO: .......................................................................................... 3
5. OBJETIVOS: ................................................................................................ 4
6. EMBASAMENTO TEÓRICO: ....................................................................... 4
7. PERCURSO METODOLÓGICO: ................................................................. 4
8. RECURSOS: ................................................................................................ 5
9. CRONOGRAMAM DE ATIVIDADES: .......................................................... 6
10. AVALIAÇÃO: ............................................................................................. 7
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: ......................................................... 7
1. TEMA:
Criança Socorrista
2. JUSTIFICATIVA:
Buscar introduzir o conhecimento e a consciência através de uma série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para as situações de atendimento de emergências e atendendo à Educação Infantil.
Com o projeto buscaremos introduzir a turma em um objetivo importante, envolvendo os alunos para um progresso verdadeiro onde
eles verão que o aprendizado pode sim ser divertido e benéfico, pode ser produtivo e atender uma necessidade de nossa sociedade.
3. SITUAÇÃO PROBLEMA:
Em uma de nossas rodas de conversas um aluno relatou um desmaio sofrido por sua mãe em sua casa. A partir disso os alunos fizeram algumas perguntas e questionamentos.
Falar sobre como agir em caso de emergências na atualidade é uma questão muito importante, visto que que o mau súbito pode atingir qualquer pessoa sejam elas crianças ou adultos.
4. PÚBLICO-ALVO:
Educação Infantil de 4 a 5 anos
5. OBJETIVOS:
O projeto Criança Socorrista tem como objetivo principal despertar nas crianças uma nova consciência que priorize a solidariedade e prontidão para que a criança possa perceber como uma tomada de atitude simples
pode fazer uma grande diferença.
Elas adquirirão conhecimento prático e ajudarão divulgar informações importantes com seus familiares sobre o uso de telefones de emergência.
6.EMBASAMENTO TEÓRICO:
Fazer com que a criança cresça com consciência, gerando nela o preparo para ligar a um dos telefones de emergência (Bombeiro ou SAMU) e pedir socorro. Trazendo situações reais formando cidadãos mais preparados para situações do dia-a-dia.
7. PERCURSO METODOLÓGICO:
Usaremos a linguagem construtivista na obtenção do conhecimento, mantendo uma relação de troca entre professores e alunos.
Assim os alunos construirão novos conceitos relacionando-os com suas vivências. Aplicarão o conhecimento no ambiente familiar tendo a capacidade de analise e julgamento de situações de mau súbito de pessoas próximas.
Através da leitura da revistinha (Cartilha de acidentes Domésticos Infantis) e da roda de conversa provocaremos situações de analises e
reflexões sobre identificar pessoas com mau súbito ou inconscientes frisando como utilizar o telefone para chamar a emergência através dos Telefone 192 Samu e 193 Bombeiros. As experiências relatadas pelas crianças servirão para trazer novos conhecimentos e novos conceitos.
Para os alunos identificarem situações de mau súbito corriqueiras apresentaremos alguns vídeos educativos de pessoas simulando desmaios.
Atividades lúdicas como: crianças simulando mau súbito e outros treinando fazer a abordagem para verificar consciência e utilizando um
telefone (que não estará com linha) para discar para um dos telefones de emergência e exibição de filmes dentro da temática serão abordagens que usaremos no decorrer do projeto.
Construiremos uma mini cozinha e uma mini sala de atendimento telefônico do SAMU/BOMBEIROS com a participação das crianças que será usada como cenário de treinamento de identificação e acionamento do
...