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Criatividade na DocÊncia

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIZA DA SILVA LUCAS RODRIGUES

CRIATIVIDADE

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Alta Floresta - MT

2015

MARIZA DA SILVA LUCAS RODRIGUES

CRIATIVIDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina; Ensino de Históriae Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório lll – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário Vll.  Prof. Cyntia França, Lilian Gavioli de Jesus, Keila Tatiana Boni Andreia de Freitas Zômpero, Vilze Vidotte Costa, Rosely Montagnini.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Rosane de Assis Rodrigues.

Tutor de sala: Sonia Vanice Gonçalves Marques.

Alta floresta - MT

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................06

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................07

INTRODUÇÃO

        A escola é um lugar na qual exercemos a maior parte de nossa criatividade e com  práticas inserido em uma realidade dinâmica e articuladas á dimensão sociocultural. O trabalho tem por objetivo de apresentar ponto de vista da filosofia, sobre a criatividade que era vista, como parte da natureza humana, um dom divino, um “estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem proveniente de entidades.

        Havia também uma concepção em que associava a criatividade à loucura, considerando as manifestações criativas como um ato impensado, que serviria de compensação aos desajustes e conflitos inconsciente da pessoa. Entender a criatividade como potencialidade humana que promove o autoconhecimento, o conhecimento mais qualitativo através da curiosidade e da necessidade imantente de investigar e intervir onde propicia o bem estar individual e social.

        Sendo assim este artigo teórico será refletido acerca da criatividade e das crenças como elemento de formação docente e a atuação profissional do professor que está estruturado no seguintes formato: primeiramente, discultir  a criatividade as crenças como componentes essenciais e intrínseco a formação docente, segundo refletir a respeito do Paradigma Emergente de Formação, apartir desta perpectiva teórica metodológicade formação, e por fim tecer sobre o processso pedagógico e suas condições de via de mao dupla para o desenvolvimento do potencial do aluno e do professor.  

METODOLOGIA

A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury,(2009) é o fenómeno dos registos da memória. O que melhor descreve a criatividade é o que Sanchez (2003) referiu em seus apontamentos a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana.

No artigo de Fayga o a capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade e mérito da expressão criativa o fruto da "complexidade" ou seja é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes deste construtor a considerar a capacidade de um indivíduo criativo e poder construir e reconstruir na transformação de nossa realidade. É gratificante, perceber que todos temos a capacidade criativa, deve é ser melhor desenvolvida. 

A atividade criativa consiste em transpor certas possibilidades latentes para o real e é movida pela intenção de um ser em  que Fayga apresenta como “Ser consciente-sensível-cultural",  com os elementos interligados para acentuar a ideia
de um todo. É na integração desses três aspectos que se baseiam os comportamentos criativos do Homem.

Enquanto muitos teóricos enfatizam o poder do inconsciente, como fator imprescindível na criação, e veem no consciente um fator negativo e repressor, Fayga tem como premissa da criação a percepção do consciente. O inconsciente é parte fundamental do processo criativo, mas é necessário aliar o que se sabe, o que se conhece, o que se pensa e o que se imagina.

O processo criativo para Lubart truduz-se em ideias e praticas que conduziram a sociedade a refletir sobre possibilidade de compreender e realizar determinadas formas de conhecimentos e sobre tudo vetores dos homens na sociedade as experiências sociais e inovadoras, colaborando assim, para a evolução social da humanidade.  E sendo assim a novidade consiste em um elemento dinâmico e interativo e que depende, em suas maior instâncias, o da adaptação e concepção de importância e pertinência pelos grupos sociais.

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