Currículo
Por: Joicy Duarte • 14/4/2015 • Resenha • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
CAMPÛS MINAÇU
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
JOICY DUARTE
NÚBIA KARINE
PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRICULO DENTRO DA TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU HISTÓRICO-CRÍTICA”
MINAÇU
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
CAMPÛS MINAÇU
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
JOICY DUARTE
NÚBIA KARINE
PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRICULO DENTRO DA TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU HISTÓRICO-CRÍTICA”
Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Goias- UEG, como requisito parcial para a obtenção de nota para aprovação bimestral na disciplina de Cultura Escolar e Currículo.
MINAÇU
2015
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentadas as formas de ensino dentro dos princípios norteadores do currículo, e como a tendência crítico-social transformadora tem em comum com cada princípio estabelecido. Existem muitas dúvidas sobre a real importância do currículo escolar, de que forma ele influencia o aprendizado de cada aluno, para quem, onde e como ele é apresentado, qual o papel do professor na formação crítica do aluno, a visão da escola sobre essa nova tendência.
A importância em compreender as exigências da política e da sociedade, daquilo que realmente importa no crescimento profissional e intelectual do cidadão, saber descartar aquilo que não tem importância perante a sociedade. Toda analise desse trabalho a ser realizado, serve para fundamentar ainda mais o currículo escolar, aperfeiçoar o educador junto à escola e trabalhar essa nova tendência de forma a acrescentar na vida escolar e acadêmica do aluno, perante a sociedade.
2 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURRICULO NA TENDENCIA PEDAGÓGICA PROGRESSISTE CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS OU HISTÓRICO-CRÍTICA
2.1 Historicidade
As escolas vivenciam uma nova fase da educação onde os alunos são preparados para encarar as realidades da sociedade, tornando cidadãos críticos, e com isso a nova sociologia da educação começa a analisar como estão sendo trabalhados os currículos nas escolas, qual sua finalidade, de que forma poderá ser utilizada quando se trata de educar alunos para ser entregue a sociedade, podendo de alguma forma contribuir no meio em que forem inseridos, com isso é preciso foco e análise sobre a estrutura curricular.Influenciados pelo pensamento de Paulo Freire, que tinha como visão principal a bagagem que o aluno trazia consigo, suas necessidades e experiência, para que o currículo tivesse como evidência o histórico do aluno. Dentro dessa construção curricular existiram também outros estudiosos como Michael Apple e Henry Giroux, onde relacionavam o currículo como algo que não pudesse ser separado da sociedade histórico e cultural.
A construção do projeto pedagógico, levando em consideração a autonomia na formação, busca capacitar o aluno a atuar em um mundo em permanente mudança. Deve, ainda, enfatizar a formação de alunos com visão científica. Isto significa uma postura crítica, reflexiva, autônoma e ética. Esta postura pressupõe o reconhecimento da dimensão social da profissão e uma atitude solidária. Em conseqüência, o estudante deverá compreender o meio em que vive para poder atuar de forma efetiva nesta realidade (ABECIN, 2015).
A historicidade do currículo vem de fato se relacionar com a tendência crítica social transformadora, pois nessa tendência a escola pode adequar os conteúdos de acordo com as necessidades dos alunos, tornando com o passar dos anos um adulto crítico e preparado para atuar na sociedade. É preciso saber de fato, que há grande relevância em trazer para dentro das escolas um pouco da realidade de cada aluno e poder contribuir com a sua formação, é poder sistematizar um ensino democrático, privilegiando e respeitando a cultura dos menos favorecidos, para que não sejam excluídos do seu contexto social.
2.2 Compromisso com a Educação Crítica e Transformadora
Quando falamos de compromisso com uma educação crítica e transformadora, estamos falando de sonhos, esperança, solidariedade, humanismo, porque é essa juventude que, as escolas buscam formar, daí o grande compromisso que as escolas têm em elaborarem os currículos educacionais. De fato que este compromisso não seja somente da escola, o aluno precisa aprender em casa, com seus familiares, que as escolas ajudam na formação, porém, valores, respeito ao próximo, são princípios que já devem estar cultivados ao adentrarem as escolas.
Vivemos hoje, em meio a uma grande sociedade insatisfeita, com muita injustiça e com isso, as escolas, buscam manter em cada aluno esse compromisso, de assumir uma nova realidade perante a sociedade em que vivem, buscando seus direitos de cidadãos.
As escolas da atualidade buscam vivenciar na pratica a tendência crítica social transformadora, por ser uma tendência inovadora, com um olhar crítico voltado para o aluno, elaborando sempre conteúdos que vão despertar a vontade de viver com igualdade e respeito. Partindo então para essa tendência, existe uma grande dificuldade que as escolas já enfrentam que é a falta de democracia.
É preciso que a comunidade educativa entenda que essa transformação só pode ser feita diante de toda a comunidade, e isso muitas vezes é complicado, pois as classes democráticas são desiguais, com culturas diferentes, grupos sociais que vivem dominados pelo governo. Sabe-se que de certa forma vivemos dominados pelo governo, mas é preciso que haja vontade de mudar isso, de travar uma luta em busca de igualdade social e o sonho de um Brasil melhor está nas mãos da juventude crítico social que se forma.
2.3 Reflexão Crítica Sobre a Prática Como Categoria Fundante
Nessa tendência a reflexão crítica sobre a prática como categoria fundante está presente de forma firme, porém, como continuidade da Tendência Progressista Libertadora, que já deixava evidente o início da construção de uma nova abordagem da forma de ensinar. Cabendo à escola, introduzir conteúdos que se aproximassem da realidade social, cultural e política dos alunos, fica a cargo da Tendência Histórico-Crítica, conscientizar esses alunos não apenas dos fatos e acontecimentos sociais, mas também de terem capacidade de participar dessas lutas sociais de forma lúcida.
...