DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Por: faxxhh1989 • 14/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 3.081 Visualizações
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SUMÁRIO[pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA xxx
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA xxx
1.2 OBJETIVOS xxx
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA xxx
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO xxx
2.1 METODOLOGIA xxx
2.2 CRONOGRAMA xxx
REFERÊNCIAS xxx
ANEXOS xxx
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Partindo da área de concentração metodológica de Metodologia de Ensino escolheu-se o tema a ludicidade na educação infantil.
Esta escolha deve-se a importância que o lúdico desenvolve na formação de cada criança e que essa prática educativa ajuda a desenvolver o processo de ensino – aprendizagem.
1.2 OBJETIVOS
- Compreender a importância de se trabalhar o lúdico na Educação Infantil;
- Oportunizar para a criança através de jogos e brincadeiras o desenvolvimento de habilidades e técnicas para o seu ensino – aprendizagem.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Muito se fala em atividades lúdicas quando o assunto é educação, principalmente na aula de Educação Infantil são extremamente favoráveis a aplicação de atividades lúdicas. Mas, o que é o lúdico? No dicionário, o termo Lúdico se refere a tudo que é próprio ou relacionado a um jogo, à diversão. O jogo desde sempre é uma atividade inerente ao ser humano, através dos jogos o homem consegue diversão e prazer, satisfações que são de necessidade humana, e que também tornam os momentos mais agradáveis quando estes estão inclusos. Segundo Kishimoto:
A atividade lúdica é tão antiga quanto os jogos, os brinquedos e as brincadeiras. Até mesmo nos tempos da Companhia de Jesus, de Inácio de Loyola, já se compreendia o jogo como exercício auxiliar de ensino, despertando o interesse para se aprender algo novo. Dessa forma, muitos profissionais devem aprender á diferenciar os tipos de jogos, não só como brincadeira, mas, como forma de aprendizado, dando o verdadeiro valor a esta importante ferramenta de ensino. ( Kishimoto, 2002, p.100)
A prática de jogos e brincadeiras não é nada recente como afirma Kishimoto vem de muitos anos atrás e de grande riqueza para a construção de novos saberes, cabe ao professor estar preparado para aplicar em sala de aula possibilitando ao aluno momentos de aprendizagens mais lúdicos. Deve também ficar claro que não devemos introduzir os jogos e brincadeiras apenas como uma forma de brincar, mais sempre pautado no objetivo de ensinar.
A ludicidade é capaz de transformar o comportamento de quem a pratica, dando a sensação de bem-estar e satisfação assim como de respeito ao próximo, as diferenças, etc. Quando bem-intencionada a atividade lúdica adquire o papel importante de um rico recurso pedagógico.
Ainda Kishimoto (apud Rau 2012, p. 36) diz que:
O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre, que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão expostos.
Os professores de Educação Infantil têm papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, onde a ludicidade pode ser apresentada de uma forma mais prazeroso para criança. A escola é um espaço disseminador de conhecimentos e habilidades, e é nela que o aluno passa uma grande parte de seu tempo.
Fonseca (2008, p.392), diz que:
[...] ao brincar, a criança envolve-se em uma atividade psicomotora extremamente complexa, não só enriquecendo a sua organização sensorial, como estruturando a sua organização perceptiva, cognitiva e neuronal, elaborando conjuntamente sua organização motora adaptativa.
Através da ludicidade, as aulas tornam-se prazerosas, o professor deixa claro seus objetivos, o aluno atribui significado frente à sua aprendizagem e assim não apresenta desinteresse ou cansaço, pois todo o seu desenvolvimento torna-se desafiador.
Segundo Marinho:
Antes de o professor utilizar determinada ludicidade como ferramenta didática, este deve planejar e selecionar jogos que atendam os objetivos e conteúdos propostos para aquela determinada faixa etária. Aspectos como grau de dificuldade, interesse do aluno, caráter desafiador, número de participantes, espaço e material, sendo estes recursos indispensáveis para um bom decorrer de aula. (MARINHO et al., 2008,p. 72)
Por meio de atividades lúdicas os professores utilizam-na como ferramenta pedagógica, pois promove de forma significativa a aprendizagem. Mas a figura do professor é fundamental neste processo, pois o mesmo fará as adequações necessárias, sempre levando em consideração sua turma, à faixa etária. Pois quando o professor realiza o planejamento de suas aulas, os conteúdos tornam-se significativos e são absorvidos com prazer.
- A ESCOLA E O USO DAS ATIVIDADES LÚDICAS TRADICIONAIS
A escola é o primeiro ambiente onde a criança se desenvolve como ser social. Desde pequenos, aprendem a conviver com regras, conhecer limites e a conviver com diferentes culturas e personalidades.
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