DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Por: Bruno Aquino • 10/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.002 Palavras (13 Páginas) • 481 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1][pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA 2
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 2
1.2 OBJETIVOS 2
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 3
2.1 METODOLOGIA 3
2.2 CRONOGRAMA 5
REFERÊNCIAS 6
ANEXOS 7
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
O presente relatório visa expor as experiências vividas durante o importante período para os acadêmicos onde foram colocadas em prática as teorias estudadas até o presente momento, durante o curso.
As atividades foram desenvolvidas em uma turma de primeiro ano contemplando o estágio em anos iniciais, e seguindo a orientação da professora regente, para que o tema seja concomitante ao que já estava sendo trabalhado: Alfabetização e Alfabetização matemática.
1.2 OBJETIVOS
- Identificar as particularidades de cada criança;
- Observar as reações individuais ao se trabalhar com o letramento e a alfabetização matemática;
- Desenvolver o interesse pela leitura, assim estimulando a curiosidade pelos conteúdos apresentados;
- Manipular objetos concretos para melhor entendimento das situações matemáticas apresentadas;
- Trabalhar questões relacionadas ao individual e o coletivo;
- Verificar a evolução de cada criança através de uma nova perspectiva e da aceitação de suas diferenças e de seu comportamento.
1.3 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
Baseada em uma concepção interacionista de ensino e aprendizagem, realizamos os trabalhos de regência apoiando-se nas ideias de Paulo Freire, principalmente ao analisar como se processa a aquisição e construção de conhecimentos pelos alunos. Assim sendo, optamos por realizar atividades interdisciplinares, priorizando o desenvolvimento global dos alunos a partir da estimulação de vivências, em que o aluno é convidado a interagir com outros, com o meio que o cerca e com ele mesmo, oferecendo oportunidades desafiadoras em busca da formação e construção de seu conhecimento. Sabe-se que a criança se desenvolve, apresentando suas próprias características no decorrer da sua vida, onde o conhecimento acontece gradativamente e cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Nesse processo de desenvolvimento, passam por influências marcantes do meio que estão inseridas, tais influências podem ser notadas e identificadas quando se está atento aos aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e cognitivo dos alunos, o que caracteriza um avanço e que se reflete, portanto, no meio escolar.
[...] uma das tarefas mais importantes da prática educativa-crítica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar. Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto (FREIRE, 1996, p. 46).
Assim, a escola mediadora precisa vivenciar situações específicas e passar por alguns desafios que precisam ser superados para que sejam alcançados os objetivos propostos. De maneiras muito variadas, as crianças absorvem conhecimentos e aprendem comportamentos, hábitos, responsabilidades, o que é relevante para a formação de sua personalidade.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
Para o Estágio Supervisionado nos Anos inicias do Ensino Fundamental, na etapa de Regência de classe, buscou-se desenvolver uma proposta de trabalho voltada para a intervenção pedagógica nos aspectos relacionados à busca de novos conhecimentos e aptidões.
Neste período, foi constatado através do acompanhamento e observação dos alunos em sala de aula, que eles ficavam maravilhados e ansiosos quando se falava em leitura do mundo. Por este motivo, trocando ideias com a professora regente, concluímos que seria satisfatório trabalharmos sobre o tema, a fim de contentar a curiosidade e o interesse demostrado pelos alunos.
Portanto, a execução deste projeto, baseou-se em uma proposta dinâmica com atividades diversificadas e interessantes para os alunos, de forma a contribuir exclusivamente para o seu desenvolvimento. Enfim, este projeto buscou atrair o interesse, a atenção e ampliação do conhecimento dos educandos pela aprendizagem, tendo como foco principal o diálogo, possibilitando a troca de opiniões, experiências concretas e o desenvolvimento de suas capacidades.
O Estágio foi realizado na E.M.E.F R.N.Z, localizada no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A instituição atende crianças do berçário até o 5º ano do ensino fundamental, distribuídas em onze turmas, as turmas de berçário e maternais, trabalham em turno integral das 7h45 às 17h00. Cada turma conta com a média de 20 alunos. A E.M.E.F R.N.Z possui em seu quadro 14 professoras, 12 monitores e 06 funcionários.
O acesso aos pais é livre nos horários de chegada e saída, no entanto, para assuntos particulares e atendimento dos professores são agendados horários conforme o cronograma de hora atividade dos professores.
A E.M.E.F R.N.Z possui um espaço amplo, a área construída é de alvenaria, contendo: 7 salas de aula, 1 sala de professores, 1 secretaria, 1 sala de informática, banheiros para a educação infantil, ensino fundamental, professores e funcionários e refeitório. Dispõe também de uma área verde, uma pracinha e pátio para atividades ao ar livre.
As refeições servidas são provenientes do poder público contendo cardápios diários realizados por uma nutricionista, ofertados em 3 refeições diárias. A escola possui uma verba mensal para pequenos reparos repassado também pelo poder público municipal.
O PPP é baseado nas diretrizes curriculares do Município de Santa Maria. O mesmo é reformulado a cada dois anos, sendo realizadas reuniões com os funcionários e envio de questionário aos pais.
A proposta pedagógica é desenvolvida por meios de projetos, com temas elaborados a partir das expectativas e necessidades de aprendizagens das crianças, contemplando os eixos de aprendizagem elencados nas Diretrizes Curriculares para a Educação, tendo a observação e registro como componentes para a Avaliação descritiva.
...