DESAFIO DO AUTISTA NA ESCOLA E PRÁTICAS DOCENTES
Por: enrika • 2/10/2018 • Projeto de pesquisa • 2.377 Palavras (10 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1][pic 2]
RENATO MIRANDA MEDEIROS
DESAFIO DO AUTISTA NA ESCOLA E PRÁTICAS DOCENTES
Guarapari
201
RENATO MIRANDA MEDEIROS
O DESAFIO DO AUTISTA EM SALA DE AULA E PRÁTICAS DOCENTES
Projeto apresentado ao curso de pedagogia da instituição Pitágoras.
Orientador: Daniella Bertocchi Moreira
Guarapari
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMAS DE PESQUISA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5 METODOLOGIA 9
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir aborda questões referentes ao autismo procurando oferecer e demonstrar práticas pedagógicas de inclusão a este público visando um processo de ensino aprendizagem eficazes e eficientes por meio da capacitação dos professores e orientadores do tema aqui proposto.
Para Silva; Gaiato; Reveles (2012, p. 04):
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento infantil que se manifesta antes dos 3 anos de idade e se prolonga por toda a vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são acometidas pelo transtorno, sendo que, em crianças, é mais comum que o câncer, a Aids e o diabetes. Caracteriza-se por um conjunto de sintomas que afeta as áreas da socialização, comunicação e do comportamento, e, dentre elas, a mais comprometida é a interação social. No entanto, isso não significa dizer, em absoluto, que a pessoa com autismo não consiga e nem possa desempenhar seu papel social de forma bastante satisfatória. Ao contrário, pretendemos, neste livro, não só esclarecer algumas dúvidas como também romper a visão obtusa e estigmatizada que a nossa sociedade ainda tem acerca desse mundo singular.
Dessa forma é necessário citar a questão fragilidade da equipe de orientadores para lidar com a questão do autista em classe priorizando o professor que lida diretamente com este aluno. Tendo em vista que o orientador precisa ser capacitado para interferir de forma positiva no desempenho acadêmico do aluno autista com práticas pedagógicas que auxiliem, e estimulem o processo de ensino e aprendizagem.
Assim essa politica publica é de extrema importância por buscar inserir o aluno autista no âmbito escolar tendo como proposta a capacitação dos profissionais da educação no que diz respeito a apresentar práticas pedagógicas de inclusão deste aluno em sala de aula.
Portanto o papel dos profissionais de educação em sala de aula é oferecer e proporcionar atividades pedagógicas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem de qualidade para o aluno autista proporcionando assim a inclusão dentro do ambiente escolar. Sendo desta forma utilizado os artigos e livros publicados de 2000 a 2015, onde foi identificado 10 artigos 04 livros e após leitura criteriosa, selecionado 07 trabalhos e 03 livros . Sendo assim foram adicionados os trechos necessários que correspondiam aos elementos de interesse e que referia aos atributos críticos e essenciais da pesquisa. As bases consultadas foram scielo, ministério da educaça, entre outros com as seguintes palavras – chave: autismo; processo ensino aprendizagem; capacitação.
1.1 PROBLEMAS DE PESQUISA
Qual a importância da prática docente dentro do contexto escolar com o aluno autista?
2 OBJETIVO GERAL
Capacitar os profissionais de educação quanto às práticas pedagógicas a serem utilizadas com o aluno autista.
2.2 ESPECÍFICOS
- Identificar os problemas dos alunos autista em sala de aula;
- Avaliar quais atividades pedagógicas podem inlfuenciar no processo ensino aprendizagem do aluno autista;
- Enfatizar a importância da educação permanente dos profissionais de educação para uma prática pedagógica efetiva com o aluno autista;
3. JUSTIFICATIVA
O trabalho é considerado essencial por ser um assunto que precisa ser reavaliado no âmbito escolar visando um processo de ensino aprendizagem e inclusivo para o aluno autista em sala de aula. Levando em conta o que preocniza a lei 12.764/12 artigo 3º referente ao autista devendo ser implantado dentro do sistema escolar. Buscar também a educação permanente dos profissionais que atuam no ambiente escolar visando uma educação inclusiva e um processo de ensino aprendizagem de qualidade para o aluno autista. Este estudo justifica-se, portanto por que irá auxiliar aos futuros pedagogos e professores com o assunto acima referido e também aperfeiçoar os profissionais que já lidam com esses alunos autistas em sala de aula.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Alunos com necessidades educacionais especiais apresentam, normalmente, impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, isso gera dificuldades de interação com diversas barreiras que podem compreender a participação na escola e na sociedade. O referido trabalho aborda as questões relativas ao autismo buscando oferecer práticas pedagógicas inclusivas a este público promovendo um processo de ensino aprendizagem eficientes através da capacitação dos professores do assunto aqui proposto.
...