DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: Rafaela Moreira • 11/7/2019 • Trabalho acadêmico • 821 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE CIENCIA DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
GISELE SANTOS DE JESUS
RAFAELA CRISTINA SILVA MOREIRA
RESUMO DOS CAPITULOS, 1, 2 E 3 DO LIVRO “Psicologia e trabalho pedagógico”.
SANTARÉM – PA
2019
GISELE SANTOS DE JESUS
RAFAELA CRISTINA SILVA MOREIRA
[pic 2]
SANTARÉM – PA
2019
FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
De acordo com Fontana e Cruz (1997), a escola é lugar de aprender diferentes atividades, e não somente estudar as disciplinas, é nela que o repertório das crianças é ampliado, ela é lugar de correr, brincar, lanchar, conversar, de realizar, isso ocorre por diferentes motivos, devido a todo esse processo de aprender, a todas as relações que ocorre no espaço escolar é que a escola torna-se um objeto de estudo por diversas áreas, sendo a psicologia uma delas. As autoras destacam que perante a sociedade o papel da escola é determinado pelo processo de transmitir e assimilar o conhecimento, a partir disso pode-se dizer que a psicologia pode ajudar as praticas pedagógicas através do processo de ensinar e aprender.
Nesse contexto, é necessário introduzir o que é “ensinar” e “aprender”. FONTANA E CRUZ (1997) citam que “ensinar é transmitir conhecimentos, técnicas, valores, é deixar o outro fazer, orientando, explicando, "dando a receita", fazendo junto...”. Já quando abordamos o aprender, ainda mais quando tratamos do aprendizado das crianças, relacionamos a aprendizagem ao desenvolvimento.
As autoras discorrem que para uma criança realizar uma tarefa é necessário esperar que ela possua uma determinada idade para poder executar a tarefa, com isso conclui-se que a aprendizagem está ligada ao desenvolvimento, como já citado, no entanto FONTANA E CRUZ (1997) também relatam que é necessário ensinar para que a criança se desenvolva.
Todas essas temáticas podem ser estudadas pela psicologia, visto que a mesma tem como seu foco de estudo o desenvolvimento do ser humano, as etapas de aprendizagem e a criança. Porém, por muito tempo a criança não era tratada como criança, antigamente elas eram vistas como adultos em miniatura, foi no século XX, que de fato começou o estudo do comportamento das crianças, a partir desse século foram desenvolvidas várias pesquisas sobre a diferentes áreas da vida da criança e nos dias atuais todos esses estudos têm sido utilizado para refletir sobre o desenvolvimento, a afetividade e a educação das mesmas.
FONTANA E CRUZ (1997) explanam que além de todo o sistema teórico utilizado, ainda existem várias abordagens sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, diversas abordagens sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento foram elaboradas, a partir de questões e interesses específicos e com. É no 2º e 3º capitulo que as autoras dissertam melhor duas dessas abordagens.
Fontana e Cruz (1997) discorrem no segundo capitulo, sobre hereditariedade e maturação, sendo que a autora comenta dois importantes pesquisadores que contribuíram para a pedagogia: o Alfred Binet e Gesell. A hereditariedade é passada de geração para geração, como por exemplo: a inteligência de um pai que foi passada para uma criança, e geneticamente vai ser mais propensa a ser inteligente. Assim se encachando na teoria de Binet, onde ele considerava inteligência como aptidão sem se confundir com o conhecimento vivido.
...