DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I CURSO DE PEDAGOGIA
Por: sherleidias • 18/10/2017 • Projeto de pesquisa • 1.926 Palavras (8 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CURSO DE PEDAGOGIA
Professor: Benerval Pinheiro dos Santos
Aluna: Sherlei Raquel Dias Martins
História da escrita
Uberlândia 2015
SHERLEI RAQUEL DIAS MARTINS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
HISTÓRIA DA ESCRITA
Trabalho final, apresentado ao Prof. Dr. Benerval Pinheiro dos Santos, como parte da avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Pedagogia.
Uberlândia 2015
Resumo
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma atividade como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I. O estágio foi realizado na Escola Municipal Prfª Gláucia Santos Monteiro, numa classe de primeiro período de educação infantil.
Trabalhar a linguagem oral e escrita é de extrema importância, principalmente na educação infantil, onde as crianças começam a construir as primeiras relações com esses conceitos pedagogicamente. O objetivo do desenvolvimento desse projeto foi buscar junto as crianças entendimento da história da escrita e a importância do registro na própria história da humanidade. Inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica para descobrirmos de onde e como surgiu a escrita, que não foi um processo rápido e sim bastante longo e complexo, que se desenvolveu juntamente com a história da humanidade. A escrita surgiu como uma necessidade de se comunicar e registrar e ainda hoje permanece com os mesmos objetivos.
Ao refletir juntamente com as crianças sobre a importância do registro, as mesmas reconheceram nas próprias atividades que fazem na escola tal importância, pois segundo elas sem o registro não se lembrariam do que foi visto nas aulas anteriores.
O tema foi trabalhado de forma que as crianças se expressassem através de desenho, as crianças tiveram a oportunidade de pesquisarem sobre o assunto trazendo informações valiosas para enriquecerem as discussões.
PALAVRAS-CHAVE: linguagem oral, escrita, registro.
Introdução
Trabalhar a linguagem oral e escrita é de extrema importância, principalmente na educação infantil, onde as crianças começam a construir as primeiras relações com esses conceitos pedagogicamente. Esse entendimento possibilita que a criança adquira condições para compreender outros conceitos que possibilitarão a aquisição de outros novos conhecimentos, tanto sociais, como também escolares, por isso trata-se de um eixo básico da educação infantil. De acordo com o RCN Educação Infantil:
“Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.”(BRASIL,vol 3, p.117).
Para trabalhar esse tema, devemos apresentar à criança primeiramente de onde surgiu e como surgiu a escrita, mostrando que não foi um processo rápido e sim bastante longo e complexo, que se desenvolveu juntamente com a história da humanidade. A escrita surgiu como uma necessidade de se comunicar e registrar e ainda hoje permanece com os mesmos objetivos.
O registro é importante, pois contribui para a preservação de nossa história, entender esse processo auxiliará a criança a compreender a necessidade de produção de seus próprios registros, quando esta, dominar a linguagem escrita, bem como, entender que a escrita também é uma forma de comunicação e que precisa ser entendida por quem ler a mensagem.
Conteúdo
- História da escrita
-Alfabeto
-Desenhos rupestres
-Comunicação oral e escrita
-Formas de registro
Objetivos Específicos
- Compreender para que nos comunicamos.
- Compreender que, para expressarmos o que sentimos ou fazemos precisamos registrar.
- Entender as diversas formas de registro do cotidiano.
- Entender que, para que todas as pessoas possam compreender o que escrevemos, devemos utilizar a mesma linguagem, tanto falada como escrita.
-Entender a importância dos desenhos rupestres na construção da história da humanidade.
- Entender a importância da escrita na preservação da história da humanidade.
Metodologia
Inicialmente faremos pesquisa bibliográfica sobre a história da escrita, que pode ser feita pelas crianças, faremos roda de conversa a cada desenvolvimento de atividades relacionadas com o tema, as crianças farão simulando a escrita na terra, os desenhos serão feitos no plástico devido ao fato de não ter na escola um espaço sem calçamento, todos os espaços são cobertos por cimento ou pedras, essa atividade é importante para que as crianças compreendam que os homens das cavernas desenhavam no chão, mas devido à intempéries da natureza esses desenhos se apagavam por isso resolveram desenhar em cavernas onde o que registravam permanecia protegido da ação da natureza.
Assistiremos ao filme “Os Croods” e registraremos em forma de desenho ou escultura em massinha como viviam e o que faziam os homens das cavernas. O filme retrata a estória de uma família das cavernas que pensava ser a única sobrevivente no mundo, mostrando as dificuldades enfrentadas para conseguir comida e mostrando a importância da caverna, pois era onde desenhavam sua história e era também o local onde se abrigavam.
Faremos esculturas com massinha representando animais e objetos utilizados pelos homens das cavernas, assim as crianças compreenderão que a comunicação e o registro se dão de várias formas, inclusive através da arte.
Ao final faremos a confecção de uma caverna onde as crianças farão desenhos rupestres.
Durante o desenvolvimento do projeto, surgiu a necessidade de fazer o desenho na areia, como na escola não tinha nenhuma área sem calçamento, para fazer a atividade tivemos que adaptar. Levamos um plástico preto grande para a sala e as crianças desenharam nesse plástico. Após deixar secar, enrolamos o plástico e depois de dois dias desenrolamos o plástico e para a surpresa das crianças o desenho que elas fizeram tinha sumido. Essa simulação serviu para que as crianças entendessem que num primeiro momento os homens das cavernas desenhavam no chão, mas esses desenhos ficavam expostos à ação da natureza (chuva, vento, animais que pisavam) então os desenhos se perdiam. Assim passaram a desenhar nas cavernas onde os desenhos ficavam protegidos da ação da natureza.
...