DOSSIE FMA
Por: liviaherc • 27/8/2016 • Trabalho acadêmico • 3.037 Palavras (13 Páginas) • 1.019 Visualizações
UNIDADE 1
HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA
- Pesquise na internet e registre o significado de: pintura rupestre, pictogramas, escrita cuneiforme e hieróglifos.
R: Pintura rupestre: é o termo dado as antigas representações artísticas pré-históricas, realizadas em paredes, tetos e outras superfícies das cavernas rochosas. Também é conhecida como arte rupestre ou gravura.
Pictogramas: são representações de objetos e conceitos traduzidos em formas gráficas simplificadas, mas sem perder o significado essencial do que está representando. Pictograma é a forma de escrita pela quais ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.
Escrita Cuneiforme: é a escrita feita com auxílio de glifos em formatos de cunha, e é uma das mais antigas do mundo. Criada pelos suméricos, eles utilizavam tabuleiros de argila para escrever e quando queriam que seus registros fossem permanentes eles colocavam os tabuleiros nos fornos. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foi se tornando mais simples.
Hieróglifos: São caracteres de qualquer sistema de escrita no qual os signos representam objetos. Pode ser definido como uma escrita sagrada e era dominada por pessoas que tinham o poder sobre a população.
- Sintetize o texto “A função social da linguagem”.
R: Até o século XVIII, a escrita era considerada uma arte restrita aos calígrafos, foi então no século XIX que surgiu o ensino para crianças da letra manuscrita e da impressa, ou as duas ao mesmo tempo. A alfabetização se torna o fundamento da escola básica, a leitura e a escrita da aprendizagem escolar, assim a alfabetização tornou a sociedade mais moderna.
A partir do ano de 1946 a sociedade brasileira se desenvolveu deixando o modelo agrário passando para o modelo fabril e urbanista, com isso surgiram mais espaços escolares públicos e privados, em locais improvisados, professores despreparados e modelo pedagógico defasados. Na década de 70 surge no Brasil o MOBRAL que tinha como objetivo acabar com o analfabetismo.
O grande interesse da alfabetização é incluir o leitor em um a sociedade letrada para ela participar buscando seu próprio aperfeiçoamento e desenvolvimento da sociedade.
3. Explique as duas propostas metodológicas que têm marcado os debates em torno da alfabetização.
R: Analítico: Vai do todo para chegar as partes.
Método Sintético: propõe a parti dos elementos mais simples – letras e sílabas para chegar aos mais complexos – palavras e orações.
4. Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?
R: Os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização são: o primeiro é identificar a leitura como decifração de um texto; o segundo é identificar a escrita como a cópia de um texto externo.
5. Faça uma análise e relate como se dá a gênese (origem) da aquisição da escrita na criança.
R: O signo visual escrito tem sua origem no gesto, os rabiscos iniciais da criança são gestos fixados no papel, da mesma maneira que os gestos são formas gráficas no ar. Na criança, a relação entre a atividade gráfica e a fala evolui no sentido progressivo, no início as crianças desenham ou rabiscam e depois dizem o que fez, depois ela diz primeiro o que vai desenhar ou rabiscar.
6. Como você define o que é ler e compreender? Justifique sua resposta.
R: Ler é interpretar, decifrar, definir através do reconhecimento o que está escrito ou codificado.
Compreender: Após a leitura é necessário que entenda aquilo que foi lido, não basta apenas saber ler e conhecer as palavras, é necessário entender o que juntas todas as letras e palavras querem nos dizer.
UNIDADE 2
PRESSUPOSTOS QUE FUNDAMENTAM AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO
1. Pesquise e exemplifique a diferença entre métodos e processos do ensino da leitura e da escrita.
R: O método está dividido em dois: o Sintético – que parte das partes pequenas para depois partir para as maiores; e o analítico – que parte de uma visão global para depois deter-se a detalhes.
Processo: são formas utilizadas para ensinar as crianças. EX: fonéticas.
2. O que você entendeu por ambientes alfabetizadores? Liste cinco desses ambientes que você julga importante para as crianças.
R: Ambientes alfabetizadores são aqueles lugares onde há cultura letrada, com livros, textos digitais e impressos, jornais, revistas, materiais variados para a exploração, classificação, busca de semelhanças e diferenças. Ex: Sala de aula e a biblioteca.
3. No fascículo, o texto “Teorias pedagógicas de alfabetização” apresenta várias propostas, escolha três delas e se posicione sobre tais sugestões.
R: Construtivismo Piagetiano – cabe ao professor questionar os seus alunos quanto as respostas, não apontar os erros e nem fornecer respostas, deixando-os de maneira que eles mesmo consigam perceber suas limitações quanto a resposta dada. As crianças devem resolver suas próprias teorias d hipóteses de escrita e garantir o raciocínio.
Montessori – Inicialmente para as crianças portadoras de deficiências, e depois aplicada nas demais partindo de que o método desenvolvia a inteligência. A educação dos sentidos é essencial, os objetos utilizados são: blocos de madeiras, cubos, fitas e todos os tipos de materiais que estimule os sentidos e a concentração das crianças.
Freinet – Estimula a capacidade de criação e expressão, longe das restrições impostas pela escola tradicional. Freinet estimulava a criatividade dos alunos a partir do relato de um deles, fazendo desse relato o seu ponto de partida para sua aula. Divulgava os textos elaborados pelas crianças, dai então que surgiu a correspondência interescolar, trazida para o Brasil em 1974.
4. Leia o texto “Alfabetização – ler e escrever com e para as crianças, dentro e fora da escola, o melhor método” e liste as ideias principais.
...