Desenvolvimento da Oralidade por meio de um Projeto
Por: Paloma Lourenço • 7/9/2017 • Projeto de pesquisa • 1.341 Palavras (6 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1]
Proposta de Atividade
Tema: No Mundo da Fantasia.
Ensino da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil
UniAN Santo André – Unidade 3
Pedagogia / Turma: 5NA
Alunos (as): R.A.:
Cláudia Regina Amorim 2485838396
Paloma Monique Lourenço Oliveira 1299109115
SANTO ANDRÉ
2016.
PROJETO
1) Introdução
O desenvolvimento da fala não ocorre de maneira natural, é preciso que a criança entenda como ocorre o desenvolvimento da linguagem e como ela pode se expressar, e para que haja esse desenvolvimento é necessária a mediação do adulto.
A linguagem oral, dentro do ambiente escolar, deve ser trabalhada intencionalmente, a fim de que as crianças possam aperfeiçoar a fala juntamente com os colegas no grupo, por meio da interação. A oralidade faz parte da rotina da criança, a partir do momento em que ela é inserida no mundo, essa interação se dá pelas canções que lhe são cantadas, as histórias, os diálogos daqueles que fazem parte de seu meio, posteriormente também há a reprodução da fala da criança por meio da repetição. A interação com os outros ocorre por meio do desenvolvimento da linguagem, para que haja compreensão.
A contação de histórias e o desenvolvimento de diversos tipos de atividades relacionadas à essas histórias, tem por objetivo contribuir para a aquisição da linguagem oral se utilizando do estímulo da imaginação. Através do lúdico e de uma maneira agradável para as crianças, serão promovidos momentos de interação, tais como: rodas de conversa, rodas de música, construção de objetos significantes relacionados a história que foi trabalhada.
A intencionalidade do projeto é desenvolver a oralidade por meio do reconto, da dramatização, da reprodução oral de seus conhecimentos relacionados ao conto, das canções, da inserção de novas palavras para reconhecimento e ampliação do vocabulário, dos diálogos propostos em relação aos personagens e também em relação à família e a as emoções.
2) Objetivo
Desenvolver a oralidade se utilizando da história do livro infantil “Chapeuzinho Vermelho”.
3) Publico Alvo
Crianças de 5 anos. Crianças de escola particular de 0 a 5 anos no bairro de Santo André.
4) Tempo Previsto
Duas semanas/ 10 aulas.
5) Atividades
- Atividade 1.
Descrição: Através de uma roda de conversa, investigar e descobrir quais contos de fadas as crianças conhecem e quais são os preferidos. Procurar saber também, se há alguém em casa que conta histórias para elas.
Objetivo: Por meio dessa investigação, será possível dar início ao projeto tendo alguma noção do conhecimento das crianças em relação à proposta escolhida.
Avaliação: Diagnóstica.
Cronograma: 03/04.
- Atividade 2.
Descrição: Contar a história “Chapeuzinho Vermelho”. Através de roda de conversa, perguntar quais personagens aparece na história, quais são as características de cada um, quais emoções são transmitidas pelos personagens.
Objetivo: Aumentar o vocabulário, através da descrição feita pelas crianças e a interação que ocorre.
Avaliação: Formativa.
Cronograma: 04/04.
- Atividade 3.
Descrição: Através da TV de papelão, as crianças deverão recontar a história. Cada aluno irá recontar através de uma imagem da tela. O professor deverá ajudar a obter o maior número de detalhes.
Objetivo: Fazer com que a criança relembre os acontecimentos da história, contando ao seu modo, com detalhes para o restante do grupo. A fim de trabalhar o desenvolvimento da fala e da interação.
Avaliação: Formativa.
Cronograma: 05/04.
- Atividade 4.
Descrição: Em roda de conversa, instigar as crianças a falarem de suas famílias. Explorar a importância da família, questionar o que gostam de fazer com seus familiares, quando eles se reúnem, onde gostam de passear, etc. Como atividade para casa, deverão construir a árvore genealógica de sua família.
Objetivo: Fazer com que a criança interaja com seus familiares a fim de conhecer a história de sua família, e posteriormente, por meio do diálogo, poder expor para seus colegas de sala as descobertas feitas a respeito.
Avaliação: Formativa
Cronograma: 06/04.
- Atividade 5.
Descrição: Cada aluno deverá citar os integrantes de sua família, “apresentando-os” aos seus colegas. Após todos falarem sobre sua árvore genealógica, a mesma deverá ser exposta para os demais, valorizando assim a família de cada um.
Objetivo: Fazer com que haja uma interação desenvolvendo o diálogo, a fim de expor o que sabem sobre seus familiares.
Avaliação: Formativa.
Cronograma: 07/04.
- Atividade 6.
Descrição: Construiremos palitoches dos personagens da história. Cada um poderá escolher o personagem que irá representar. Caso não haja consenso, o professor deverá intervir e através do diálogo tentar fazer com que todos fiquem satisfeitos com seus personagens. Posteriormente deverá ser feita a dramatização, se utilizando dos palitoches, cada qual com seu personagem.
Objetivo: Observar se há coerência na sequencia dos fatos da dramatização.
Avaliação: Formativa.
...