Diário de Percurso de Aprendizagem
Por: keite1 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 976 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
DIÁRIO DE PERCURSO DE APRENDIZAGEM
As teorias da aprendizagem fazem parte, dentre outros, dos conteúdos estudados na disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, ministrada nos cursos superior de licenciatura em Matemática. Destacamos aqui algumas impressões em relação aos seguintes pontos. 1) O que sei e aprendi sobre os processos psicológicos do desenvolvimento humano 2) O que sei e aprendi sobre as teorias de aprendizagem e suas implicações no ensino da matemática 3) Como as leituras e o conhecimento das teorias de aprendizagem estudadas contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, seus limites, avanços e possibilidades de uso em sala de aula. Historicamente, tais teorias contribuíram para as modificações sobre do olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem, o que gerou possibilidades distintas de conduzir a educação brasileira, principalmente no que tange a formação docente, criação de currículos do ensino básico e superior (licenciaturas), e ainda no embasamento teórico das propostas curriculares nacionais, estaduais e municipais, norteando também os projetos político-pedagógicos das instituições de ensino.
Estamos inseridos em um contexto político, econômico e sociocultural em que constantemente estabelecemos contato com o saber matemático, seja ele através de construções espontâneas ou elaboradas. Destarte, podemos considerar este conhecimento como parte da nossa vida, pois é uma Ferramenta que nos auxilia a compreender fatos e resolver as situações que aparecem no nosso cotidiano seja escolar ou extra‐escolar. A discussão a respeito do ensino de matemática justifica‐se por sua relevância e pertinência na sociedade contemporânea, pois os conhecimentos tratados nessa disciplina influenciam a convivência em sociedade no tocante as interlocuções e estimulando o comunicar‐se oralmente em matemática.
Com relação ao conhecimento lógico matemático, podemos dizer que é um saber construído social e culturalmente em que prática e teoria se complementam, possibilitando a construção e apropriação de aprendizagens mais significativas.
Resumidamente e com o apoio de referências bibliográficas sobre Teorias de aprendizagem, relaciono alguns autores de teorias que certamente marcaram e ainda estão marcando os processos de aprendizagem de forma formal nas escolas do último século ou das últimas décadas.
TEORIA BEAVIORISTA DE SKINNER
Skinner (1904 – 1990) deve grande influência nos procedimentos e materiais usados em sala de aula, no ensino de qualquer disciplina, nas décadas de sessenta e setenta. Para Skinner interessa apenas o comportamento observável, não se preocupando
com os processos intermediários entre o estímulo (E) e a resposta (R). A recompensa ou reforço positivo, após a realização de uma tarefa desencadeia outro estímulo, provocando uma cadeia de estímulos e respostas. "De acordo com a teoria do reforço as recompensas e punições desempenham um papel importante na vida diária. As pessoas tendem a se comportar do modo a obter recompensas e a evitar punições". (Moreira, 1999, p. 51.)
TEORIA DA MEDIAÇÃO DE VYGOSTKY
Vygotsky (1896 – 1934) formou-se em direito, pela Universidade de Moscou em 1917, mas especializou-se, e foi professor, em literatura e psicologia. Mais tarde, interessou-se pela medicina fez o curso de medicina no Instituto Médico de Moscou.
É na interação social que a pessoa consegue um desenvolvimento cognitivo e a conversão de relações sociais, em funções mentais superiores, é mediada pelos instrumentos e signos.
Para Vygotsky a interação social é importante, pois uma pessoa sozinha não aprende a falar e também não aprende a se comunicar nas variadas linguagens existentes. A matemática tem a sua linguagem, a química já tem outra linguagem ou signos. Em algum momento na vida da pessoa, alguém precisa informar o significado das coisas, para que se possam internalizar os mesmos e se comunicar nessa linguagem. Na teoria da interação social de Vygotsky, o professor deverá exercer esse papel, de interação, para que os alunos possam aprender a linguagem da matemática ou de outras disciplinas.
O CONSTRUTIVISMO DE PIAGET
Faz-se jus mencionar em primeiro instante o pensamento de Piaget: sua abordagem é construtivista principalmente porque nos ajuda a pensar o conhecimento científico na perspectiva
...