Disciplina: Educação Especial Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Por: cagini • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 889 Visualizações
Até o século XVI as pessoas com deficiência físicas e intelctual não possuíam uma aprendizagem escolar, elas eram consideradas ineducáveis, acreditavam que eles não tinham a capacidade de entender e assimilar as pratica de ensino que lhes seriam passadas, elas não frequentavam a escola regular, logo, eram internadas em manicômios.
No século XXI, foi implantada a inclusão escola na escola, isso quer signifiga que todas as crianças que possuir alguma necessitades especias tem o direito de aprender e mostrar o quanto são capazes, pois cada um tem sua diversidade , sendo assim , todas as crianças tem o mesmo direito de aprender, crescer,se formar e conseguir um emprego digno de seu esforço, quanto mais são estimulados , melhor será o resultado.
A legislação é bem clara quanto ao acolhimento de todos os alunos em escolas públicas e pasrticulares, escola é direito de todos.
No que se refere ao caso do Caio, as escolas que negaram sua vaga escolar tinha o dever de matricula-lo e contratar uma auxiliar de classe, para dar suporte á professora titular da classe. A escola não pode rejeitar nenhum tipo aluno porque é crime gravíssimo a escola negar a vaga para qualquer individuo. E pelo fato de ser um aluno com necessidades especiais, a escola deve dar devido cuidado e auxilio para ele, e não excluí-lo, como fizeram. Dona Marli mãe do Caio, deveria ter procurado essas escolas, e fazer valer os direitos do seu filho.
A Constituição da República Federatva do Brasil de 1988, a Declaração de Salamanca de 1994 e a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n° 3.0298 que regularmenta a Lei n° 7.853 189, diante de todas essas leis implantadas para a educação especial, sabemos que ainda há escolas que preferem negar a matricula a criança com necessidades especiais e correr o risco de ser fechadas, do que se adaptar sua para receber o aluno.
O intuito é que esse tipo de escola seja cada extinta, e que a especialização de educadores para trabalhar e adaptar as crianças especiais em escolar regular seja cada maior, pois devemos trabalhar para que seja feita um ensino de qualidade para todos , sem distinção
Referências Bibliográficas
https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EbnBTR0JvdWM4OVU/edit Acesso em: 05 mai.2015 .
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/defmental.pdf Acesso em: 05 mai.2015
...