Diversidade cultural da língua portuguesa em relação à regência de fala
Ensaio: Diversidade cultural da língua portuguesa em relação à regência de fala. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aira • 10/4/2014 • Ensaio • 365 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
Questão 8
Considerando-se que REGÊNCIA caracteriza-se pela relação de interdependência que, na constituição dos enunciados, estabelece-se entre um termo principal (termo regente) e um outro que lhe serve de complemento (termo regido), analise as orações abaixo e assinale a opção escrita de acordo com a variedade culta da língua portuguesa quanto à regência verbal:
Está muito frio, poucas pessoas irão no clube.
O Avião chegou em Porto Alegre de manhã.
A prefeitura ainda não pagou aos funcionários.
Nesses casos, é raro a vítima perdoar o agressor.
Questão 9
Considerando os elementos de coesão textual, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de referência das palavras em destaque na frase:
Uma questão importante a ser discutida é a divisão das despesas referentes às reformas da cozinha e da portaria.
Referência catafórica
Referência anafórica
Elipse
Co-referência não anafórica
Questão 10
Entende-se por COERÊNCIA TEXTUAL a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e conhecimento que esses têm da língua devem ser considerados.
Considerando a explicação acima, leia a anedota:
A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?
- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.
(O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74)
Na anedota, há uma incoerência intencional caracterizada:
pelo fato do maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução.
pela indignação da mãe diante do fato, já que ensinar a não falar palavrões faz parte da educação dada de pais para filhos.
pela inocência do Maluquinho em achar que o papagaio seria capaz de distinguir entre certo e errado, aprendendo e reproduzindo apenas as palavras consideradas politicamente corretas.
pelo fato do papagaio possuir garganta e ser capaz de aprender e emitir som, tal como a voz humana, fato que faz com que a mãe desaprove a atitude do menino.
...