Dossie de filosofia
Por: alisanto • 25/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.521 Palavras (19 Páginas) • 1.763 Visualizações
MÓDULO:
PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – 100h
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
UNIDADE 1
BASE LEGAL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Defina quem é o orientador educacional e explique a sua importância no contexto escolar.
O orientador educacional é um agente responsável no processo de aprendizagem e formação dos alunos. Assim como também é o elo entre comunidade e escola. No contexto escolar, o orientador é importante pelo fato de orientação no desenvolvimento pessoal de alunos, através do diálogo com professores, alunos e comunidade escolar o processo ensino aprendizado tende a ser eficaz, já que aspectos como dificuldades de aprendizagem, comportamentos, meios e currículos fazem parte da função.
- De acordo com o conteúdo estudado da unidade 1, qual é o papel do OE no contexto atual?
Seu papel é zelar pela formação dos educandos de forma a se tornem cidadãos, sendo um elo entre alunos, professores e demais atores envolvidos no âmbito escolar. Tendo a preocupação nos valores e as relações interpessoais que os alunos estão tendo, aprendendo. Deve ver, ouvir a realidade para planejar, alcançar melhores resultados. Papel de mediador, a fim de atingir um efetivo aprendizado.
3. Faça uma análise Critica do Art. 1º da Lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e registre seu posicionamento.
Infelizmente a obrigatoriedade da orientação educacional nas escolas, não é cobrada, pois conforme a lei, o papel do orientador é um importante campo de atuação, já que acompanha o aluno junto à escola, cuidando de questões psicológicas e pedagógicas, almejando benefícios e melhora no processo ensino – aprendizagem.
- Descreva quais requisitos uma pessoa deve ter para trabalhar como orientador educacional?
O orientador educacional deve atuar pautando-se em princípios éticos, a fim de passar confiança, já que conversas com alunos e outros envolvidos são confidenciais. Deve manter uma conduta pessoal, pois o profissional é uma figura exposta, conhecida e seu comportamento e atitudes são analisados pelos demais. O profissional deve ter equilíbrio emocional, para não ser influenciado pelos problemas assistidos, assim como ter iniciativa e liderança, transmitir segurança aos alunos e responsáveis. Ter iniciativa, entusiasmo e ter empatia.
5. Nos Artigos 8º e 9º do Decreto nº 72.846, de 26 de setembro de 1973, constam as atribuições privativas do orientador educacional. Aponte cinco funções de cada artigo e explique-as.
Artigo 8º
- Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigirem assistência especial: Ao ser deparado com os problemas e dificuldades do aluno, este através de acompanhamento e conversas, deve analisar e encaminhar devidamente conforme o diagnóstico.
- Coordenar o processo de informação profissional e educacional com vistas à orientação vocacional: aqui o profissional deve analisar as exigências do mercado de trabalho, e promover mostras, estudos vocacionais e profissionais, a fim de proporcionar aos alunos a escolha profissional.
- Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação Educacional em nível de: Escola
e Comunidade: o orientador é quem vai propor meios e caminhos para melhor acompanhamento, aconselhamento e aprendizagem, isto através do SOE, atingindo todos os envolvidos.
- Coordenar o acompanhamento pós-escolar: deverá saber e coordenar as atividades que o educando faz fora da escola, dialogar com responsáveis, família.
- Coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-o ao processo educativo global: colaborar, aconselhar e acompanhar o aluno em sua escolha profissional.
Artigo 9º
- Participar no processo de identificação das características básicas da comunidade: conhecer a realidade da comunidade escolar, ser ativo em reuniões e participar dos acontecimentos, a fim de melhor interação e conhecimento.
- Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos: para melhor conhecimento e acompanhamento do processo de aprendizagem, assim poderá seguir melhores métodos caso não esteja tendo bons resultados.
- Participar no processo de integração escola-família-comunidade: o orientador poderá ser um mediador, acompanhar melhor e propor que a união faz a diferença e que todos os envolvidos devem trabalhar juntos.
- Realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional: o profissional deve sempre estudar, estar conectado com a área de interesse, se aperfeiçoar para aplicar sua função efetivamente.
- Participar na composição, caracterização e acompanhamento de turmas e grupos: melhor conhecimento da turma, os alunos problemáticos, assim pode traçar planos para melhor processo ensino-aprendizagem, conhecer o perfil da turma.
6. A partir de suas experiências e leituras recentes, elabore um texto sobre a orientação educacional. (Mínimo de 15 linhas)
O orientador educacional é um educador, que é/ está engajado em formar um aluno cidadão, aluno que será diferença na sociedade. O jovem de escola pública espera um auxílio com relação à inserção imediata no mercado de trabalho, pois falta informação do que existe e de como proceder. Nesse sentido, continua a trajetória dos pais, que estão em sua maioria inseridos no setor de comércio e serviços, e almeja um avanço futuro, que se concretizaria ao realizar um curso superior. A Orientação Profissional tem por preocupação a inserção do jovem no mercado de trabalho assim como auxiliar no planejamento do seu projeto de vida, criando estratégias alternativas ao seu papel tradicional de somente orientar jovens para a escolha de um curso superior, e possibilitar o acesso à informação profissional e ocupacional.
...