EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA
Por: Andrieli Cristina Nichele Leida • 24/9/2018 • Artigo • 875 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA
1. INTRODUÇÃO
A EAD – Educação a Distância, é uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais popular. Mesmo as escolas e cursos tradicionais atualmente procuram trazer as novas tecnologias digitais para a sala de aula, tentando modernizar as formas de ensino e torná-lo mais próximo da realidade tecnológica em que vivemos.
O ensino a distância não é novidade. O primeiro curso a distância no Brasil teve início em 1937, com aulas transmitidas via rádio e material impresso enviado pelos correios. Porém, a popularização dessa modalidade observada neste século só foi possível graças à evolução tecnológica trazida pela internet. As tecnologias EAD possibilitam maior agilidade, controle e organização do processo pedagógico, tornando-o mais atrativo tanto para alunos quanto para professores e gestores.
Um estudante EAD pode passar por uma experiência tão rica de contato com seus professores e colegas que acaba prevalecendo a sensação de presença e proximidade no processo de ensino e aprendizagem.
A interação que denominamos EAD é a inter-relação da pessoas que são professores e alunos, nos ambientes que possuem a característica especial de estarem separados entre si. É a distância física que conduz a um hiato na comunicação, um espaço psicológico de compreensões errôneas potenciais entre os instrumentos e os alunos que precisa ser suplantado por técnicas especiais de ensino – isso é a Interação a Distância. (CORTELAZZO, 2010, p. 28)
A educação a distância propõe um ensino onde a principal característica é a tecnologia, que exige do aluno buscar conhecimentos através do mundo virtual. Porém o aluno precisa ser competente e ter habilidade nas suas pesquisas, com atitudes disciplinares para alcançar um bom conhecimento.
Este trabalho tem por finalidade relatar as experiências na educação, conhecendo os princípios educacionais e sabendo diferenciar a educação a distância da educação presencial, conhecendo os fundamentos da EAD e identificando suas especificidades.
2. RELATO DE EXPERIÊNCIA
Quando penso em educação a distância, logo vem em mente algo moderno, mas não é bem assim. Os primeiros relatos de educação a distância foi em 1728 nos Estados Unidos, quando o professor Calleb Philips oferecia um curso de taquigrafia por correspondência.
Ao longo dos anos o ensino a distância foi se modernizando e usando suas tecnologias do momento como, rádio, TV, telefone, até chegarmos ao mundo da internet que desfrutamos hoje. Com o mundo num click, podemos usufruir dessa ferramenta com muita intensidade para aprimoramento dos estudos.
Minha experiência na escola foi de forma tradicional, frequentando diariamente uma sala de aula e interagindo com colegas e professores. Quando ingressei no ensino médio, não imaginava que a experiência escolar seria tão boa e marcante em minha vida. Foi quando percebi o quanto a instituição tem papel importante para os alunos, principalmente neste momento em que é preciso de um ensino de qualidade para ingressar em uma faculdade, ter um emprego valorizado e um bom lugar na sociedade. Com essa experiência percebo a importância dos docentes em nossas vidas e como eles são os principais motivadores do discente no ensino médio e nas suas escolhas para a vida.
A escolha pela EAD foi pelo fato de poder fazer meus próprios horários de estudo, de trabalhar em horário integral, de ser mãe, esposa e responsável pela organização do lar. Hoje em dia, procuramos tudo que seja flexível e nos de autonomia, pensando assim, estudar a distância nos dá total liberdade para escolher quando e como vamos estudar.
O ensino a distância tem suas particularidades. É necessário ter a consciência que como aluna de EAD é preciso ter compromisso em estudar, caso contrário, terei dificuldades ao longo da caminhada acadêmica. Algumas características que podem ajudar é ter disciplina, foco e compromisso de estudar.
...