EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: LAENI VASCONCELOS • 2/10/2020 • Relatório de pesquisa • 369 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Na década de 40 a educação de adultos passou a se firmar como um problema nacional, recebendo um tratamento particular. Na década de 70 surge o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Educação) que traz consigo a promessa de acabar com ao analfabetismo. Porém o MOBRAL limitou-se a alfabetizar de maneira funcional.
Logo após o MOBRAL, vem o ensino supletivo, dando a chance àquelas pessoas que não tiveram chance ou possibilidade de frequentar a escola em outra época. A história da EJA é marcada pela contradição entre a afirmação do direito formal da população jovem e adulta a educação básica e sua negação pelas políticas públicas.
Com a reforma educacional o magistério passa a ser valorizado, reduzindo assim os índices de evasão e repetência escolar. Para a EJA foram criadas 3 programas federais de educação:
PAS, teve uma expansão rápida
PRONERA, seu alvo era a alfabetização inicial do trabalhador rural
PLANFOR, destinada a qualificação profissional da população economicamente ativa.
Há mais ou menos 3 décadas atrás a EJA era formada por pessoas maduras ou idosasde origem rural que nunca tiveram a oportunidade de acessar a escola, mas a partir dos anos 80 ela passa a ser formada por jovens urbanos que não foram bem sucedidos na escola ou por algum outro motivo tiveram que abandonar a escola. A EJA veio para dar essa oportunidade tanto aos jovens quanto aos adultos. O professor da EJA deve estar ciente que alfabetizar adulto constitui em um processo diferente da alfabetização infantil, elas devem estar sempre participando de uma formação continuada para a realização de suas de suas aulas, O professor da EJA fazer uma análise da realidade dos seus alunos e do meio onde ele está inserido, e então escolher o método a ser utilizado.
No ambiente escolar o aluno não só aprende como também ensina, acontece uma troca de conhecimentos entre os alunos e alunos, alunos e professores. Por isso é preciso considerar que quando um aluno vai para a escola, ele leva consigo um prévio conhecimento de mundo e muitas das vezes mesmo o professor sabendo disso, ele (o professor) fica meio perdido, não sabe como tomar partida, por onde começar.
A educação não tem idade ela acontece a todo momento ao longo da vida.
...