EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: marina234 • 13/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.384 Palavras (10 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – 80h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Partindo dos estudos empreendidos na primeira unidade, por meio dos quais você conheceu um pouco do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes deste percurso.
Com tudo que estudamos notamos que a educação no Brasil teve seu marco na historia como sistema educacional fundado pelos jesuítas. O seu maior objetivo daquela época no Brasil eram duas tarefas pregação da fé católica e o trabalho educativo para os índios.
Com isso teve muitas mudanças na educação no Brasil uma delas foi com achegada da família real portuguesa que teve a modificação do panorama educacional. Passou a ser necessária a organização do sistema de ensino para atender a demanda educacional da aristocracia portuguesa.
A sociedade passou a se desenvolver começou a ser industrial e urbana com isso a escola agora tinha dois papeis que era de educar para vida e para o trabalho.
Assim no ano de 1854 surgiu a primeira escola noturna 1876 já existia escola em todo o pais. Com a participação dos escravos no Pará e no Maranhão para que os homens do povo pudesse ter compreensão dos seus direitos e deveres.
Em 1910 veio primeira guerra mundial que também teve parte na educação a sua participação veio através de discussões sobre o problemas popular tratava – se parlamento, por meio de debate de projeto município neutro, tendo políticos inteiriçado no problema.
Em cada período teve discussões e definições entorno da alfabetizações ou escolarizações de adultos tendo suas lutas ideológicas e políticas tendo suas conseqüências pedagógicas.
Para mim uns dos períodos tem muito importante são a constituições a primeira em 1934 que veio a gratuidade e obrigatória.
Constituição 1824 a gratuidade e a constituição 1891 nada mencionavam a respeito, deixando ao estado a responsabilidade do ensino primário.
2. A partir da leitura do capítulo, reflita e escreva porque a década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos?
Nesta década surgiu inúmeras iniciativas políticas e pedagógicas começando com a regulamentação do fundo nacional de ensino primário;FNEP.
Veio a criação do INEP,que incentivou e realizou os estudos na ária;o surgimento das primeiras obras dedicadas ao ensino supletivo; e também lançamento da CEAA,campanha de educação de adolescentes e adultos.
Por fim teve o 1º congresso nacional de educação de adultos,realizado em 1947 e o seminário interamericano de educação de adultos de 1949.no final da década de 1940 com inicio 1950.
3. Caracterize o Método de Alfabetização de Paulo Freire. Você pode pesquisar em outras fontes para aprofundar seus argumentos.
Paulo Freire em suas pesquisas notou que ao alfabetizar jovens e adultos através da cartilhas como era ensinado na escola regular,tendo uma ausência de sentidos não estava tendo êxito no desempenho de alfabetização dessas pessoas.
Então começou a mudar sua técnica, partindo assim para realidade das pessoas que estava ali. Tenho resultados surpreendentes,os alunos foram alfabetizados em pouco tempo, poucos se evadiram,evidenciando o sucesso do método.
Etapas do método:
- Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
- Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
- Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.
O método
- As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, apresenta-se elas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.[pic 6]
- A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
- As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
- A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
Leiamais: http://fazerpedagogia2.webnode.com.br/pensadores/2/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br
4. Caracterize o Mobral, ressaltando a importância deste movimento para a Educação de Jovens e Adultos.
O movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei nº 5.379,de 15 de dezembro de 1967, e propunha a alfabetização funcional de jovens de adultos,visando conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura,escrita e calculo como meio de integrá-la a sua comunidade permitindo melhores condições de vida.
...