ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: stephan4444 • 2/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 1.807 Visualizações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
UTA – LÍNGUA PORTUGUESA
Mariana
2014
MARINA LUZIA BORGES FERREIRA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
UTA – LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório de Estágio Supervisionado – Alfabetização.
UTA – Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Professor (a):
Tutor Local: Cleide Ramalho
Centro Associado: Curitiba
Mariana
2014
SUMÁRIO
1- Introdução 03
2- Objetivo 04
3- Informações Gerais 05
4- Conclusão 08
5- Referências Bibliográficas 09
6- Anexos 09
1- INTRODUÇÃO
Esse relatório é o instrumento que utilizo para descrever as atividades desenvolvidas e conhecimentos adquiridos durante o estágio supervisionado realizado na Escola Estadual Professora Santa Godoy no período de 10 a 14 de novembro de 2014. O estágio é o principal mecanismo que utilizo para fundamentar e vivenciar na prática, os métodos e processos utilizados na sala de aula com o objetivo de alfabetizar os alunos. Foi possível participar da realidade que é dinâmica em uma visão geral comtemplando a escola com todo o seu espaço, estrutura física, acessibilidade, sala de aula, professores e todos os alunos e demais profissionais envolvidos no processo, na promoção de alfabetização e aprendizagem se inteirando dentro do ambiente escolar que é voltado em ofertar educação em tempo normal e em tempo integral.
Durante este período na sala de aula observando e participando das atividades ministradas pela docente, foi possível identificar que boa parte destes alunos consegue ler e acompanhar os conteúdos ofertados, porém avaliando individualmente alguns apresentam diferentes processos na aquisição da escrita e principalmente no entendimento do tema proposto ocasionado pela leitura.
A Escola Estadual Professora Santa Godoy está localizada a Rua Wenceslau Braz nº 247, próximo ao centro da cidade de Mariana. O horário de funcionamento é de 07:00 às 11:20 da manhã e 12:20 às 16:50 da tarde e em tempo integral ofertando educação infantil do 1º ao 5º ano com um total de 250 alunos matriculados. O trabalho desenvolvido nessa escola e intenção que apresenta nos remente a essa metodologia de educação.
Aos sete anos, a criança chega à terceira etapa, chamada de operacional-concreto, em que desenvolve a capacidade de pensar no inverso das coisas. É a chamada fase dos porquês. A criança começa a entender a realidade, os números e as relações e desenvolve soluções para problemas concretos. Aos 12 anos, a criança atinge o estágio operacional- formal. Nesta etapa, já na adolescência, o sujeito consegue discemir lógica e sistematicamente e fazer deduções sem ter apoio em objetos concretos. Nesta idade, começa a capacidade de argumentação e o pensamento hipotético- dedutivo, em que o individuo passa a ter noção do que é certo e do que é errado.
A principal meta da educação e criar homens que sejam capazes de criar coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação e formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo a que ela se propõe.”
2- OBJETIVO
Possibilitar a reflexão sobre os conteúdos e encaminhamentos metodológicos de forma a proporcionar a análise crítica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita.
Proporcionar o domínio dos conteúdos e das alternativas metodológicas adequados à prática da alfabetização estabelecendo a relação teoria-prática entre os fundamentos teóricos da área e as práticas vivenciadas ou observadas no espaço real da escola.
3- INFORMAÇÔES GERAIS
Espaço organizacional
A estrutura física da escola é boa, tendo um espaço amplo, as salas de aulas são bem arejadas e possuem carteiras compatíveis para a faixa etária dos alunos, sendo utilizado um quadro negro e armário para guardar os materiais. São disponibilizados livros para todos os alunos sendo estes fornecidos pelo Estado no início do período letivo.
A primeira visão da escola e o acesso principal se dão através de uma escada, as salas de aulas e a biblioteca ficam localizadas no segundo andar, porém a escola possui um portão lateral que pode ser usado também para o acesso a Escola e que torna possível uma maior acessibilidade ao primeiro piso, os sanitários e a cozinha ficam no primeiro andar. O pátio é utilizado para realização das atividades físicas, uma vez que a escola não possui quadra.
Durante o estágio estava sendo construído, um murro em torno da escola e melhorias de extrema importância para a segurança dos alunos.
O estágio foi realizado em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental onde estudam 18 alunos, o conteúdo dado pela docente, aparentemente se integra melhor ao método misto complementado com contagem de história, a leitura de certa forma é uma atividade bem explorada durante as aulas.
ATIVIDADES OBSERVADAS
Atividades com exposição de vídeo: “A MENINA E O TAMBOR”. A aula sobre o ritmo brasileiro
...