ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO: ENSINO
Por: Julia Neder • 13/12/2022 • Relatório de pesquisa • 4.944 Palavras (20 Páginas) • 129 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]
JULIA VIEIRA DE MORAES NEDER, RU 1147417, TURMA 2017/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO HÍBRIDO: ENSINO
ITAPETININGA
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]
JULIA VIEIRA DE MORAES NEDER, RU 1147417, TURMA 2017/02
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
Memorial reflexivo de Estágio Supervisionado Híbrido, realizado na disciplina de Ensino Fundamental: apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
ITAPETININGA
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1- Estado da arte 7
2.2 Campo Externo Remoto – Analise Imagética 10
2.2.1 Contexto 10
2.2.2 Roteiro 11
2.2.3 Ambiente /Espaco 11
2..2.4 Personagens 11
2..2.5 Reflexoes Interdisciplinares 12
2..2.6 Relacoes com minha formacao academica 12
2..2.7 Ficha Tecnica 12
2.3- Material Didatico: criacao e reflexao 13
2.4- Pratica do campo e as teorias: praxis 14
3- CONSIDERACOES FINAIS 15
4- REFERÊNCIAS 18
- INTRODUÇÃO
Por tratar-se de um elemento relevante para a formação inicial do licenciado, aproximando o discente do contexto em que atuará futuramente (UNINTER, 2018) o seguinte estagio tem como objetivo aplicar os saberes adquiridos na teoria, e aplicá-los na prática docente dentro de um espaço escolar convencional. Freire (2014) retrata a escola como centro de produção sistemática, em que é trabalhada criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade. Precisa instigar constantemente a curiosidade do educando ao invés de amaciá-la ou domesticá-la, mas que o uso ingênuo da curiosidade do educando altera sua capacidade de achar e obstaculiza a exatidão do achado.
Por meio da observação e da pratica participativa pude analisar qual é o objetivo dessa Escola, seu envolvimento com a comunidade e familiares de seus alunos, o número de pessoas atendidas, o espaço físico e a formação de seus profissionais.
O estágio foi realizado na Escola Planeta, instituição de ensino privada, localizada na cidade de Angatuba/SP.
A Escola Planeta oferece aos seus alunos, tanto da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, toda estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional de seus alunos, como por exemplo: banda larga, parque infantil, refeitório, biblioteca, quadra esportiva, laboratório de ciência, sala de leitura, pátio coberto e uma ampla área verde.
O processo de ensino-aprendizagem, que Escola adota é um currículo, em que o ensino implica um sujeito que aprende a partir de sua própria ação, ou seja, o aluno que constrói ativamente o seu conhecimento, que executa a sua aprendizagem, em vez de se colocar como alguém que recebe passivamente o que lhe é passado, transmitido pelo professor.
A Escola procura manter elevado padrão de qualidade de ensino, com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva, formando cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade.
Fazer Educação: construindo uma inter-relação com a escola como uma possibilidade de compreender o mundo e, portanto, de compreender a si mesmo. Viver a Escola: para desenvolver nos alunos a reflexividade.
Ajudá-los a pensar sobre o seu pensar, para dar sentido a cada ato cotidiano. Ser um Profissional da Educação: ter uma concepção de ação que leve o outro a aprender e, ao mesmo tempo, como educador, compreender os fundamentos e as bases contextuais de sua atividade e se interrogar sobre eles. Sistema Positivo de Ensino: uma proposta de ação que acredita em uma escola que precisa ajudar cada um a se descobrir, abrindo-se aos outros. Este é o conceito de educação escolar que o Grupo Positivo expressa construindo referenciais de qualidade, eficiência e inovação, baseados nos valores fundamentais o Saber, a Ética, o Trabalho e o Progresso
O método escolhido para a realização do referido estagio, foi o da pesquisa qualitativa. Com característica exploratória, foi embasada em observação, pesquisa e desenvolvimento de plano de ação e elaboração do presente relatório.
As 100 (cem) horas de atividades desenvolvidas foram divididas em: 10 horas de observação participante; 8 horas de atuação; 15 horas de plano de ação; 17 horas de pesquisa base de dados; 20 horas de produção de material; 20 horas de produção de material e 30 horas de Produção conceitual.
Este relatório tem como principal objetivo realizar uma síntese reflexiva, procurando apresentar os resultados obtidos no estágio de Ensino Fundamental, relatar as atividades que serão desenvolvidas durante o estágio, descrever as atividades realizadas por meio de observação, colaboração e vivência no cotidiano educacional no local de ensino.
As 100 (cem) horas de atividades desenvolvidas foram divididas em: 10 horas de observação participante; 8 horas de atuação; 15 horas de plano de ação; 17 horas de pesquisa base de dados; 20 horas de produção de material; 20 horas de produção de material e 30 horas de Produção conceitual.
- DESENVOLVIMENTO
As observações do Estágio Supervisionado de Educação Infantil foram realizadas do dia 09 de outubro de 2019 a 31 de outubro de 2019, no período vespertino das 13h30m às 17h30m, perfazendo 4 horas diárias.
A escola em que estagiei tem em seu PPP a concepção de que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e que a Pré–escola é o espaço apropriado para crianças de 3 a 5 anos de idade. Tem como finalidade da Educação Infantil considerar a criança como “Sujeito Direito”; possibilitar o desenvolvimento integral da criança no aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade; cumprir duas funções indissociáveis: educar e cuidar, como complementaridade a ação da família visando o bem estar, o crescimento e o pleno desenvolvimento da criança e desenvolver trabalho pedagógico que considera as diferentes linguagens, ludicidade, interações sociais, educação e cuidados, e organização da ação pedagógica. Tem como objetivos da Educação infantil que a prática deve se organizar de modo que as crianças apresentem as seguintes capacidades: desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites; estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua alto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social e por fim utilizar as diferentes formas de linguagem (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
...