RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: marlo-gam36 • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.001 Palavras (13 Páginas) • 512 Visualizações
Polo Novo Guaicuru
Curso: Pedagogia
MÁRCIA LOPES DA GAMA FERNANDES
RA 9608486677
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1ºe2º ano
CAMPO GRANDE, MS
2016
Polo Novo Guaicuru
Curso: Pedagogia
MÁRCIA LOPES DA GAMA FERNANDES
RA 9608486677
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 1ºe2º Ano
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio 1º e 2º do ensino Fundamental
CAMPO GRANDE, MS
2016
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: MÁRCIA LOPES DA GAMA FERNANDES |
RA: 9608486677 |
Curso: Pedagogia Semestre: 5º Ano: 2016 |
Início do estágio: 17/ 10 / 2016 Término do estágio: 28/10/2016 |
INTRODUÇÃO
Este estágio foi realizado atendendo a exigência curricular do curso de pedagogia-licenciatura, que é o norte da formação de acadêmicos nas disciplinas em que o docente especializa-se na formação pedagógica, compreendendo uma educação voltada a Educação infantil, pois é através do estágio que estabelece a relação entre teoria e prática, tendo a oportunidade de conhecer e analisar um profissional em sua atuação pedagógica.
O estágio foi realizado em uma instituição pública na educação infantil da Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, 1ºe2º anos do ensino fundamental I. O estágio foi realizado no período vespertino onde houve uma interação com os alunos e os professores, neste período de estágio foram realizados: observação, planejamento e regência, onde pode ser observada a atuação e docência para poder analisar o processo de ensino de crianças nesta faixa etária. Será abordada a caracterização do contexto estágio da escola, da turma, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise das atividades e observação do espaço.
A compreensão é de que o objetivo de uma escola com as crianças é fazer com que as mesmas adquiram conhecimentos e que os ampliem. Segundo Pimenta (1995, p 24) “a atividade teórico pratica de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente”.
Nessa perspectiva a experiência na sala de aula, possibilita a linguagem oral, desenvolvendo o raciocínio, criatividade, diferenciar o certo do errado, desenvolve a imaginação e socialização. Com isso as crianças constroem interações, conhecimento e utilizam as mais diversas linguagens, além de terem várias ideias e hipóteses com o assunto que estão desvendando.
O maior desafio da Educação infantil e seus educadores é compreender, conhecer e reconhecer o jeito de cada criança, cuidando e propiciando brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma íntegra.
DESENVOLVIMENTO:
Observação e Interação. 1° e 2º anos
Primeiro dia as 13:00hs: Acolhida: na quadra da escola com a oração do pai nosso.
Rotina: escolhe 2 alunos para serem os ajudantes da sala, eles fazem a chamada, leitura do alfabeto, silabário, lista dos nomes dos animais com as letras do alfabeto, as vogais e numeral de um a trinta.
Aula com a professora de artes, estavam presentes 19 dos 26 alunos matriculados, a idade deles variam entre 6 e 9 anos, as crianças estavam pintando alguns desenhos para uma apresentação em comemoração ao centenário de Manoel de Barros, ensaiaram uma apresentação com a poesia “Bernardo” musicada por Márcio de Camilo do cd Crianceras de autoria Manoel de Barros.
Segundo dia. Acolhida, e rotina diária. neste dia foram 23 alunos. Aula com a professora regente, a professora fez uma leitura de como se produz o leite da vaca. Fez perguntas para as crianças a respeito da leitura, fez uma atividade de completar as palavras com a silaba -CA- com –TA- e leitura das palavras. Leitura e escrita com a letra v e completar palavras com a silaba TA, fizeram atividades de pintar palavras de acordo como desenho. As 14: 40 hora do lanche, as 15hs educação física. as 15:30 hora do intervalo. As 15:45 retornam para a sala. Aula de ciências sobre perigos domésticos, o professor exibiu alguns vídeos sobre o tema, e houve uma interação com os alunos a respeito dos perigos existentes em casa, como facas, choque elétrico, vazamento de gás e fogo. Em seguida assistiram á um desenho até o horário dos pais vir buscar.
Terceiro dia: sala do 2º ano:
A turma é composta por 19 alunos: 10 meninos e 9 meninas com faixa etária entre 7 e 10 anos. A maioria proveniente de família com baixa renda. As aulas foram iniciadas com algumas cantigas e leituras de textos do livro didático. trabalhou-se a produção de frases e pequenos textos, leitura oral, silenciosa, individual e coletiva. A professora demonstrou domínio dos conteúdos que geravam entusiasmo dos alunos, principalmente quando eles tinham que produzir seus próprios textos. A Professora fazia questão de expor cada um no mural da sala fazendo com que os alunos se sentissem mais motivados a participarem das aulas, a mesma se mostrava preocupada com o aprendizado de cada aluno. Percebeu-se um bom relacionamento entre alunos e professora.
Quarto dia: sala 2º ano:
Acolhida é feita na quadra da escola, os alunos cantam o Pai nosso, em seguida em fila vão para a sala de aula. A aula inicia com leitura do alfabeto, contagem dos numerais, das cores, e encontro vocálico, em seguida cada aluno escreve seu nome no quadro, faz a contagem de quantos presentes e estabelece os combinados do dia. direitos e deveres de cada aluno. Neste dia a turma foi ensaiar para apresentação que seria no dia seguinte, em comemoração do centenário do poeta Manoel de Barros.
...