ESTRUTURA BÁSICA DO TRABALHO MONOGRÁFICO
Por: Rogerioas11 • 3/9/2016 • Projeto de pesquisa • 447 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
ICSH[pic 1]
DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Profº
Cleber
ESTRUTURA BÁSICA DO TRABALHO MONOGRÁFICO
Deverão constar na monografia as seguintes partes ou subdivisões textuais, que podem sofrer adaptações e/ou modificações de nomenclatura. Podem ainda ser incluídas outras subdivisões, de acordo com a natureza do trabalho.
1. Introdução (aproximadamente 5 páginas)
Deve descrever com clareza o campo ou assunto em que se enquadra a pesquisa e relacioná-la com outros trabalhos científicos da mesma área do conhecimento; além de situar adequadamente o problema e os objetivos da investigação. Deve incluir informações sobre a natureza e importância do problema, bem como fornecer ao leitor elementos que justifiquem a pesquisa. Deve ainda apresentar sucintamente o delineamento metodológico do estudo e antecipar resumidamente o conteúdo de cada um dos capítulos que compõem o trabalho.
2. Revisão da literatura ou Referencial Teórico (entre 10 e 20 páginas)
É feita a partir de resenhas de trabalhos científicos sobre assuntos relacionados à pesquisa desenvolvida. Deve ser uma exposição clara, objetiva e crítica, nas palavras do(a) próprio(a) autor(a). As principais funções desta parte são demonstrar a necessidade ou oportunidade do estudo e auxiliar na interpretação de resultados. A revisão da literatura não deve ser uma simples sequência impessoal de resumos de outros trabalhos. Deve incluir uma contribuição do(a) autor(a), demonstrando que estes foram examinados e criticados objetivamente, além relacioná-los ao problema e objetivos da pesquisa.
3. Metodologia - Apresentação dos dados (entre 10 e 20 páginas)
O trabalho monográfico deve apresentar uma descrição completa e concisa da metodologia utilizada, que permita ao leitor compreender e como se deu o delineamento do estudo. Esta parte deve incluir, quando cabíveis, informações sobre o método, unidade empírica de análise, fontes, sujeitos de pesquisa, técnicas de pesquisa e coleta de dados etc.; além da descrição do procedimento utilizado para análise e discussão dos dados. Os dados devem ser expostos de forma objetiva, clara e lógica, não raro em quadros, figuras, fotografias e/ou tabelas, extratos de entrevista e outras possibilidades que complementem o texto. Os resultados, a critério do(a) autor(a), podem ser submetidos a tratamento estatístico, para melhor interpretação e relação dos aspectos estudados.
4. Análise e Discussão dos Dados (entre 10 e 20 páginas)
Nesta parte, o(a) autor(a) manifesta sua autonomia intelectual, sua capacidade de análise, seu conhecimento sobre o assunto estudado, relacionando suas observações empíricas com as pesquisas e sínteses anteriores reportadas na revisão de literatura.
5. Considerações Finais ou Conclusão (aproximadamente 5 páginas)
Devem ser fundamentadas nos resultados obtidos, apresentadas de forma clara e concisa, revelando as novas descobertas e/ou avanços no domínio dos conhecimentos da área de Pedagogia e linha de pesquisa a qual se relaciona seu objeto de estudo. É necessário que se baseie somente nos dados analisados e já discutidos, evitando especulações e comentários supérfluos.
...