ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA
Por: Albrey • 28/1/2019 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
ALBREY ROCHA DE LIMA / RGM: 360764
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA
Estágio B – Ensino Fundamental I
EAD UBC
GUARULHOS
2018
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Este estágio foi realizado para a carga horária de crianças com inclusão que tem alguma dificuldade no processo de aprendizagem.
O Colégio Neolatino está localizado em área urbana, é uma instituição particular que fica localizada na Rua professora Maria José B. Fernandes, 541 -Vila Maria – São Paulo.
CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA
O espaço da escola é bastante organizado. Observa-se um espaço arborizado onde as crianças podem brincar no intervalo. Quanto à estrutura física da escola, foi possível observar que a mesma tem uma sala para os professores, coordenadores e gestor, sala de informática, na qual, segundo a gestora, funcionam aulas de informática para as turmas uma vez por semana. Compõe também uma sala específica para as crianças com dificuldades de aprendizagem. Déficit intelectuais e deficiência motora, onde os alunos são acompanhados por duas professoras, uma para as que apresentam dificuldades de aprendizagem e a outra para as que apresentam as dificuldades intelectuais e motoras diagnósticas por profissionais especializados.
RELAÇÂO PROFESSOR – ALUNO
Há uma comunicação amigável entre a professora e os alunos instigando-os a dar opiniões e tirarem dúvidas. E a professora costuma falar em linguagem clara par que todos possam entender. Na maioria das vezes a professora se impõe de forma firme e falando alto. Ela costuma dar atenção aos alunos, mas nem sempre consegue dar atenção para todos. Convoca a participação de todos nas atividades em sala de aulas, faz questionamento e debates em sala de aula. Ela sempre tenta dialogar com relação à promoção de respeito dos alunos em sala com relação ás diferenças sociais, culturais, de sexo, entre outros. A professora trata os alunos da mesma forma não os deixando com medo de participar das aulas, no entanto, existem aqueles que realmente são muito tímidos e não participam com tanto entusiasmo, apenas recebem o conteúdo.
PROPOSTA DA ESCOLA
A proposta pedagógica da escola configura-se numa ação conjunta dos educadores que a compõe em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394/96.
A proposta da escola é desenvolver uma forma de trabalho que valorize o educando e, acima de tudo, possibilite a melhoria do ensino e novas aprendizagens. Na perspectiva do ensino democrático, espera-se a realização de um trabalho coletivo onde todos os que participam da escola possam atuar de forma efetiva visando à melhoria da educação de modo que sejam formados leitores críticos e reflexivos, cidadãos conscientes de seus deveres, capazes de lidar com as mudanças que vem ocorrendo no mundo através de relações que possam estabelecer com o seu meio físico e social, buscando resolver problemas no seu cotidiano.
...