EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: pazsilcosta • 7/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.505 Palavras (11 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ALINE ALVES
SILVIA REIS
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SALVADOR
2018
ALINE ALVES
SILVIA REIS
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Anteprojeto apresentado ao professor orientador do INTER, elaborado como requisito obrigatório dos Estudos Interdisciplinares da Faculdade Montessoriano, segundo semestre 2018.
Orientadora: Esp.Alzira de Castro
Salvador
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................... 3
- PROBLEMA..............................................................................................4
- HIPÓTESES ...........................................................................................4
2. JUSTIFICATIVA........................................................................................5
3 OBJETIVOS...............................................................................................5
3.1 Objetivo geral........................................................................................5
3.2 Objetivos específicos...........................................................................5
4 METODOLOGIA..........................................................................................5
5 REFERENCIAL TEÓRICO..........................................................................7
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................11
REFERÊNCIAS............................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
A Educação Jovens Adultos é uma modalidade de estudo, voltado para estudantes jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade considerada normal. Geralmente essas turmas são possuidoras de identidades cognitivas diferenciadas, são alunos que já possuem por muitas vezes a visão do mundo formada e são relativamente excluídos socialmente, por estarem fora de um contexto habitual.
Ao trabalhar com as turmas da EJA, o professor deve ter cuidado para que sua prática não venha tornar-se um motivo de desistência e reprovação entre os alunos, essa didática deve por esses assuntos na prática de suas vivências.Na atualidade brasileira existe um alto índice de dificuldades de acesso e permanência escolar, quando se fala em EJA essa dificuldade ainda é maior, já que essas turmas são por muitas vezes vítimas de um sistema opressor e desestruturado, que não oferecem muitas oportunidades.
Nossa investigação buscará identificar de que modo ocorre a evasão na EJA, demonstrando os principais motivos que levam os alunos que frequentam essa modalidade de ensino a evadirem.
Assistimos a crescente desestrutura das escolas públicas que passam por sérios problemas físicos e estruturais, com um ensino precário, estagnado e sem perspectivas. SegundoFreire(2002), “ler e escrever não são suficientes para perfilar a plenitude da cidadania, ”.Quando analisamos a situação dos alunos da EJA, percebemos que existe uma enorme disparidade entre estes e o ensino público em geral, é comum que a metodologia e as práticas pedagógicas estejam distantes da vivência dos alunos, além disso,sofrem com um estado que insiste em manter a ignorância como produto intelectual, distorcendo a busca pelo avanço multidirecional da educação e para com a emancipação de intelectualidade.
A EJA é um projeto que tem o propósito de incluir e letrar alunos que não aprenderam a ler no tempo normal, é nesse espaço de aprendizagem que precisamos de professores diferenciados, que se mantenham comprometidos, em nutrir indivíduos e semear a esperança de avanços , entendendo que a maioria desses alunos muitas vezes passam ou passaram por problemas irrevogáveis que os afastaram do mundo, da cultura e da sociedade.
Segundo a LDB, a “educação básica obrigatória é gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade”.Contudo, a circunstância familiar pode vir a interferir no cotidiano da criança, ou adolescente, trazendo retardos no processo de aprendizagem do indivíduo. Ainda conforme a LDB art. 37 § 1º “Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas”, mas nem sempre é o que acontece e como resultante disso surgem possíveis empecilhos para que o indivíduo fique fora do âmbito escolar, trazendo como consequência a evasão.
Todavia, nos nossos dias a busca pelo conhecimento científico se faznecessário quando se há uma probabilidade de melhora no ambiente social e pessoal. Para isso foi fundada a educação de jovens e adultos (EJA) que é uma modalidade educativa oferecida pelo serviço público educacional, que buscam reconstruir o indivíduo através da reposição dentro e fora da sala de aula, com intuito de desenvolver o potencial como parte importante na construção de ensino e aprendizagem.
1.1 PROBLEMA
Quais são os principais motivos para a evasão nas turmas da Educação de Jovens e Adultos?
1.2 HIPÓTESES
- As turmas da EJA precisam de profissionais capacitados que busquem trazer o ensino para realidade de seus alunos para que sua permanência seja prazerosa.
- O perfil dos alunos da EJA são em sua maioria alunos que não aprenderam a ler e escrever no tempo, são alunos que possuem uma rotina diferenciada; trabalham, são chefes de família ou meninas que engravidaram na adolescência.
2. JUSTIFICATIVA
O presente trabalho tem como foco compreender a evasão de jovens e adultos no município de salvador, quejá atingiu o alto índice de analfabetismo. De acordo comas pesquisas do G1 na região metropolitana da cidade de Salvador, já consta 1,5 milhões de jovens que abandonaram o estudo (evadiram) e continuam analfabetos.
A educação é essencial na vida do ser humano e é através dela que buscamos nos desenvolver e adquirir o conhecimento do social e de mundo. Em cada fase da vida passamos por várias etapas da educação que vem nos acompanhando, desde a infância até a fase adulta e quando essa fase é interrompida, cria-se uma barreira para o desenvolvimento educacional e consequentemente o indivíduo dar-se por esquecido, devido a vários fatores.
...