Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I
Por: 111005 • 20/10/2015 • Artigo • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 237 Visualizações
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.[pic 1]
Faculdade de Educação
Disciplina: Educação Matemática para Crianças, Jovens e Adultos I
Professora: Luana Armaroli Turma: 4
Alunas: Amanda Lopes Soares
Juliana da Mota
Mariana Correa de Almeida Castro
Naíne Ferreira
Natalia Ferreira Brandão da Silva
Tamara Andrade
Tâmela Cibelle Ribeiro
MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA
(4 a 6 anos)[pic 2]
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O Referencial Curricular auxilia o professor sobre os conteúdos e objetivos que devem estar presentes em cada nível da Educação Infantil.
Ao contrário do que muitos pensam, o Referencial Curricular não lhe dá uma receita para garantir o sucesso em sala de aula, mas é um material que orienta o educador ao que o seu aluno já é capaz de compreender e fixar e quais são os conteúdos importantes para essa fase da vida escolar e quais os objetivos fundamentais que devem ser alcançados.
Todavia cabe ao docente ter a consciência de que este documento é instrutivo e que a forma na qual ele vai trabalhar os conteúdos e desenvolver suas estratégias deve adaptada à realidade de sua turma, pois somente aquele que vive e interage com os alunos saberá a como atingir seu público e alcançar seus objetivos da melhor maneira possível.
Matemática na Educação Infantil:
As crianças estão imersas no mundo matemático desde seu nascimento. As operações fazem parte de seu cotidiano, quando a criança, por meios próprios, cria possibilidades de resolver problemas, seja contando uma coleção, repartindo algo com os amigos, representando sua idade com os dedos. A matemática também está presente nas noções de localização espacial, posições, distância e cores.
A matemática desenvolve nos pequenos, noções de representações, elaboração de estratégias, solução de problemas além de estimulá-los a compartilharem suas ideias. Dessa forma as crianças passarão a serem produtoras do conhecimento e não apenas reprodutoras de instruções.
A partir dessa concepção o trabalho com a matemática deve ser abordado com a intenção de formar pessoas autônomas, capazes de pensar e buscar suas respostas de forma “solitária”. Por isso o professor da Educação Infantil tem como responsabilidade auxiliar/mediar as crianças a construir, organizar e interiorizar seus conhecimentos e, é claro prepará-las para criarem novas hipóteses sobre futuras abordagens e desenvolver estímulos e habilidades para que seja, no futuro, uma participante ativa na sociedade que vive.
PRÉ-ESCOLA
Crianças de quatro a seis anos
A idade da pré-escola é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois desde cedo a criança observa situações do dia-a-dia que a levam a desenvolver de forma natural noções matemáticas estruturando assim seus pensamentos em relação ao tempo e ao espaço.
Muitas vezes, a matemática na pré-escola é pensada apenas como aprendizagem de números, que pouco fará diferença na vida da criança, mas nessa fase a matemática se mostra vasta e pode contribuir e muito para a aprendizagem do aluno. É nesse período que a aprendizagem passará pela classificação, seriação e ordenação, tempo, espaço, formação de conjuntos, medição, formação de sequência, resolução de problemas, entre outros. O que nos mostra uma matemática onde se pode explorar e relacionar com o mundo ao redor.
OBJETIVOS
Crianças de quatro a seis anos
Para esta fase, o objetivo é aprofundar e ampliar o trabalho para a faixa etária de zero a três*, garantindo, ainda, oportunidades para que sejam capazes de:
• Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
• Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
• Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, p. 215)
* Objetivos para crianças de zero a três anos:
A abordagem da Matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
• estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, p.215)
CONTEÚDOS
É fundamental que, ao organizar e selecionar os conteúdos propostos para a Educação Infantil, o professor valorize e utilize os conhecimentos e experiências que os alunos já possuem e amplie-os de forma que a criança tenha possibilidade de construir novos conceitos. Para que isso ocorra, é essencial que exista a consciência de que:
(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, p. 217) |
O QUE TRABALHAR:
- Reconhecer e valorizar:
- Números
...