Educação de Jovens e Adultos
Por: lilianegomes34 • 8/12/2019 • Trabalho acadêmico • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
EDUCAÇÃO DE JOVEM ADULTO
Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
Liliane Aparecida Gomes Bernardino
Gilda Maria dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura Pedagogia (1843 ) – seminário I
11/11/2019
RESUMO:
Vamos falar sobre a educação de Jovens e Adultos no Brasil , temas abordados e forma de ensino, o trabalho visa entender como funciona essa modalidade de ensino no país. Qual o público alvo , a finalidade dos alunos que engressam nessa modalidade de ensino .
Palavra Chave: educação, jovens, ensino.
1. INTRODUÇÃO:
A modalidade do ensino educação de Jovens e Adultos (EJA), vem tomando proporção e tem ajudado muito a população , a sair da condição de analfabeto, o analfabetismo tem diminuido gradativamente , e ajuda os jovens a se colocar no mercado de trabalho ,apesar de ser uma modalidade bem antiga no pais , ela vem tomando forças , essa modalide visa atender os alunos que nao puderam cursar a educação básica ou ensino fundamental e médio na idadde adequada . a modalidade favorece o crescimento pessoal e tambem o profissional , muitos chegam para cursar para poder ampliar a oportunidade de emprego
2. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL .
A modalidade educação de jovens e adultos iniciou na época do Brasil Colônia com a catequização dos indígenas em meados setembro de 1878, foram criados cursos noturnos para adultos , nas escolas públicas de educação elementar, para o sexo masculino, no município da corte, mas apenas para os da classe média . a intenção era amenizar os números de analfabetos no país, a classe pobre não tinha acesso a educação , e quando tinham era de forma indireta .
Após a proclamação da república foi ortogada a primeira constituição brasileira e no artigo 179 que diz instrução primária era gratuita para todos os cidadãos, porem a educação não era ofertada aos mais pobres.
A constituição não obteve exito, em 1934 o então Presidente Getúlio Vargas , tornou- se ditador através do golpe militar e criou um novo regime o qual ele chamou de “Estado Novo”, sendo assim cria se uma nova constituiçao escrita por Francisco Campos. Na época do regime militar ,surge o movimeto para erradicar o analfabetismo no Brasil demoninado “Mobral”, esse ato tinha por finalidade ler e escrever .
A constituição de 1937 fez o Estado abrir mão da responsabilidade para com educação pública, a lei determinou a educação como direito de todos e obrigação dos poderes públicos, foi substituído por um texto que desobrigou o Estado de manter e expandir o ensino público.
Com a industrialização surgiu a necessidade de mão de obra qualificada, enao viu se a necessidade dos estudo e criou se escolas para capacitar os jovens e adultos , por causa da industria no centro urbano houve uma migração da área rural para os centro urbano , devido a busca de qualidade melhor de vida , houve ai então a necessidade de alfabetizar os adultos.
A necessidade de aumentar a base eleitoral , favoreceu o aumento das escolas do EJA, pois os votos eram apenas para homens alfabetizados , em meados de 1940 a educação , lançou a primeira escola de alfabetização de jovens e adultos, tal campanha previa alfabetizar em três meses, ai o EJA passou a ter uma estrutura mínima de atendimento .
O supletivo foi criado pela LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO(LDB 5692/71), em 1974 foi implantado os CES (Centro de Estudos Supletivos). Em 1985 O Mobral findou - se e deu espaço ao projeto EDUCAR, em 1980 difundiram e o governo então em 1988, através da constituição, o estado amplia o dever com a Educação Dos Jovens E Adultos, em 1990 o Governo tambem incumbiu o município a educação de jovens e adultos , em 1997 o EJA passa a ser registrado no BOLETIM DE AÇÃO EDUCATIVA.
Essa modalidade de ensino passou por diversas modificações e assim foi ganhando forma para se tornar uma das modalidades mais conhecida entre os que não tiveram acesso na idade ideal ou que não puderam concluir seus estudos na modalidade normal
Um dos precursores em favor da alfabetização de jovens e adultos foi Paulo Freire que sempre lutou pelo fim da educação elitista, Freire tinha como objetivo uma educação democrática e libertadora, ele parte da realidade, da vivência dos educandos. .
3. QUEM PODE SE INSCREVER NO EJA ?
O Ensino fundamental : a idade mínima para atendimento é a partir dos 15 anos de idade poderão cursar do primeiro a nono ano , a duração em média de cada serie è de 6 meses .
O Ensino médio atende alunos acima de 18 anos que não completaram o ensino médio nessa etapa o aluno será preparado para o vestibular e o exame nacional do ensino médio (ENEM), mercado de trabalho .
Os cursos do eja são fornecido pelo municípo de forma noturna para que a maioria possa ser atendido.
...