Educação de jovens e adultos - currículo
Por: Renata Lima • 18/5/2019 • Resenha • 662 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
1-Introdução
A educação infantil contribui para apropriação e a construção de conhecimento pelo indivíduo, sendo pontos importantes para essa aquisição: o currículo, o cuidar e educar, a organização do tempo e espaço.
O currículo está inserido na proposta pedagógica da escola, e pode ser entendido como o roteiro a ser seguido no processo educacional, por meio de atividades diversas, que contribuam para desenvolvimento das capacidades humanas infantis e o aprendizado de alguns saberes culturais que contribuam para o desenvolvimento do mundo em que vive, sendo importante o significado que educador dê à educação infantil e à construção da proposta pedagógica na instituição.
O currículo deve apresentar um roteiro para a orientação da vida da criança na instituição; os objetivos e resultados a serem atingidos; materiais e recursos didáticos, sugestões e orientações para processo de avaliação.
A elaboração do currículo deve ter como base: o estabelecimento de metas e prioridades; levantamento de recursos; definição de etapas; atividade e avaliação. Sendo que, na educação infantil, ele deve ser projetado de forma a garantir a interação das crianças, reconhecendo-as como sujeitos ativos, históricos e de direitos. Analisando as características do desenvolvimento da criança na educação infantil, pode-se considerar que o aprendizado ocorre por meio da própria ação no seu meio e experiências concretas, atividades lúdicas e no convívio com outras crianças e adultos. O currículo é o núcleo da proposta pedagógica, onde se deve haver uma preocupação em apresentar uma coerência entre as atividades propostas, o nível de desenvolvimento e as formas de aprendizagem das crianças. Deve existir uma coerência entre os princípios propostos e as atividades organizadas no currículo, explicitando as formas de organização do tempo, do espaço, dos materiais de uso coletivo, da caracterização geral da instituição, dos horários, do processo de adaptação, plano de atividades etc. O cuidar e o educar estão inseridos no currículo, considerados funções essenciais e indissociáveis na educação infantil, sendo importantes e necessárias em todas as etapas de educação do ser humano.
3
O cuidar exige comprometimento com o outro, favorecendo e contribuindo para o desenvolvimento do outro como ser humano. Exige o afeto. E no caso da criança pequena, significa atender às suas necessidades fisicas e biológicas, de segurança e as afetivas, que se reflete na maneira como o professor organiza o trabalho pedagógico, as atividades e os materiais que as crianças irão utilizar, os espaços onde as brincadeiras irão acontecer, em resumo, a organização do tempo e do espaço na rotina das crianças.
O educar significa o criar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas para a ampliação do universo cultural das crianças, possibilitando o entendimento da realidade, do mundo em que vive, provocando uma ação de transformação na criança.
Os ambientes destinados à educação das crianças devem promover a identidade pessoal, o desenvolvimento de competência, o crescimento, a segurança e confiança, contato social e privacidade, variando de acordo com as concepções de desenvolvimento e educação infantil.
...