Educação e sexualidade
Por: Rozi • 8/5/2015 • Artigo • 264 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Pós-graduação /Educação infantil
Docente: Rozimar Siqueira Santos
Educação e sexualidade
O professor é um intermediador do conhecimento e responsável pela formação do aluno, com uma linguagem clara que aborde a realidade dos mesmos.
Porém se faz necessário toda comunidade escolar como também os psicólogos infantis terem consciência do que é infância e assim poderem explicar o que é sexualidade suprindo a curiosidade dos alunos.
Sabemos que a sexualidade é um assunto de difícil discussão devido à complexidade das crianças e adolescentes com o tema e com tabus criados desde as gerações mais antigas que reflete até os dias atuais na nossa sociedade.
Portanto é necessária a capacitação da equipe docente na área da orientação sexual para que os mesmos possam trabalhar este assunto em sala sem medo de preensões ou mesmo de não conseguirem responder perguntas relacionadas ao assunto, retirando as dúvidas, as crendices e posições negativas transmitidas aos alunos.
O professor também deve evitar opiniões e valores particulares sobre o assunto, mas sim trazendo a idéia de coletividade, individualidade, e privacidade no assunto sexualidade e estarmos atentos e preparados para trabalhar este tema nas escolas.
Somente esta temática, que faz parte da vida, as crianças e adolescente estaria mais preparada, deixando de ser envolvida de qualquer maneira, onde muitos por não serem orientados, acabam enfrentando barreiras, agravos esquecendo-se de promover a questão saúde sexual.
Que vem crescendo ao longo dos tempos, muitos casos, de amor livre, crianças e adolescente conduzindo doenças, fato que, nem tem em sua consciência o porquê que isso ocorre.
Somente através de trabalhos continuo entre família e escola conseguiremos uma qualidade de vida melhor.
...